20 de setembro de 2024 Método é capaz de produzir argônio líquido altamente purificado
Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR102023024694-0 (1875_CAPTURA)
A invenção se refere à purificação do argônio líquido, por meio da remoção de nitrogênio dissolvido e da utilização de um adsorvente específico: a peneira molecular de zeólita Li-FAU. Este método permite a captura de nitrogênio em concentrações menores que 10 ppm no argônio líquido industrial, tornando-se uma alternativa para a sua produção com alto grau de pureza.
Esta pode ser também uma solução, para purificação, em caso de vazamento inesperado, seguido de contaminação por nitrogênio. Por fim, a invenção visa contribuir com o estudo do comportamento de neutrinos, o projeto Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE), em que são necessárias quantidades massivas de argônio líquido altamente purificado, mas para o qual ainda não há processo industrial.
Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fermi Research Alliance (Fermilab) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Unidade da Unicamp: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e Faculdade de Engenharia Química (FEQ)
Inventores: Pascoal José Giglio Pagliuso (Unicamp), Dilson Cardoso (UFSCar), Ettore Segreto (Unicamp), Cris Adriano(Unicamp), Thiago Pedro Mayer Alegre (Unicamp), Ana Amelia Bergamini Machado (Unicamp), Dirceu Noriler (Unicamp), Gustavo Silva Wiederhecker (Unicamp)
Instituição licenciada: Fermi Research Alliance (Fermilab)