19 de setembro de 2024 Inova participa de workshop na Faculdade de Tecnologia da Unicamp
A participação da Agência Inova da Unicamp no XV Workshop da Pós-graduação da FT Unicamp, em Limeira, focou no empreendedorismo universitário, propriedade intelectual e ações promovidas para o fomento de novos negócios tecnológicos
Texto: André Gobi – Inova Unicamp | Fotos: Roberto Martins – Inova Unicamp
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) esteve presente no XV Workshop da Pós-Graduação, promovido pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp, sediada no campus de Limeira. O evento, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, teve como tema “O papel da pesquisa na era da inteligência artificial e das mudanças climáticas: avanços, desafios e oportunidades”.
A participação da Inova Unicamp no evento focou na promoção do empreendedorismo universitário, em especial no campo tecnológico, com a palestra “Os caminhos de uma spin-off: dos laboratórios da Unicamp para o mercado”, apresentada por Bread Cruz, analista de propriedade intelectual da Agência. Spin-offs acadêmicas são empresas criadas a partir dos resultados de pesquisas ou conhecimentos desenvolvidos na Universidade.
Na apresentação, foi abordada a atuação da Inova Unicamp como ponte entre as invenções desenvolvidas na Unicamp e o mercado, identificando oportunidades e promovendo o empreendedorismo universitário e seu papel na transferência de tecnologias desenvolvidas na Universidade ao mercado, em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentável das empresas que integram o ecossistema empreendedor gerenciado pela Agência.
Os participantes puderam entender como funciona o Parque Tecnológico e Científico da Unicamp, assim como os prédios que o compõem e a diversidade de startups que estão instaladas no Parque, que atualmente está com 100% dos seus espaços físicos ocupados. Ainda neste contexto da comunidade empreendedora, foi apresentado um panorama sobre a atuação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), abordando os estágios de desenvolvimento pelos quais passam as empresas incubadas. Tanto o Parque quanto a Incamp estão sob gestão da Inova Unicamp.
PROTEÇÃO À PROPRIEDADE INTELECTUAL
Outro ponto de destaque na apresentação foi a importância da proteção à propriedade intelectual por meio do depósito de patente. Cruz explicou aos participantes o conceito de propriedade intelectual, assim como o que é uma patente, qual o seu tempo de duração e o que pode ou não ser patenteado.
A apresentação ressaltou as campanhas que a Inova Unicamp tem promovido para a conscientização sobre a importância de se comunicar uma invenção, dentro do prazo e antes de uma publicação científica ou em congresso, e como a Agência orienta e auxilia os pesquisadores neste processo. Também foram expostas outras questões pertinentes ao tema, como a busca de anterioridade de patentes, transferência de tecnologias, parcerias entre a Universidade e empresas, convênios de pesquisa e desenvolvimento, política de inovação e termos de sigilo.
“É sempre importante trazer esses temas para eventos onde os participantes são alunos, pois muitos já estão desenvolvendo pesquisas e têm interesse em empreender, então podemos orientá-los para darem os primeiros passos”, ressalta Cruz.
PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO
Durante a apresentação também foram destacadas ações de promoção do empreendedorismo realizadas pela Agência de Inovação Inova Unicamp, como por exemplo, a Jornada Empreendedora, cujo objetivo é disponibilizar, em parceria com o Sebrae, cursos e formações sobre empreendedorismo tanto para alunos, quanto para docentes e pesquisadores da Unicamp. A Jornada para alunos inclui palestras focadas em desenvolver competências e dar informações iniciais para quem pensa em empreender. Podem participar da Jornada alunos de quaisquer áreas e em qualquer período de seus cursos.
No âmbito da Jornada Empreendedora também foram apresentadas outras ações de comunicação e cultura do empreendedorismo realizadas pela Inova Unicamp, com destaque para o Desafio Unicamp, uma competição voltada para alunos de graduação (maiores de 18 anos), pós-graduação e demais interessados em empreendedorismo e inovação de todo o Brasil.
“Vemos cada vez mais que os alunos têm interesse em empreender e eles vêm falar com a gente sobre isso, tirando dúvidas, expondo ideias, e isso abre portas para que eles desenvolvam novas estratégias para seguirem sua formação, já pensando em uma carreira diferente no campo tecnológico, uma carreira iniciando um negócio”, pontuou Cruz.
A fim de estimular ainda mais os alunos interessados em seguir na área do empreendedorismo, a apresentação trouxe exemplos tanto de empresas já consolidadas fundadas por alunos (ou ex-alunos) da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, como é o caso da Superlógica (ramo de serviços financeiros digitais), quanto de novas empresas, como a Deftower (tecnologias digitais), a Somma.ai (análise de dados e inteligência artificial) e a Advice Ambiental (gestão ambiental), que foram cadastradas como empresas-filhas da Unicamp em 2024, reforçando o crescimento do ecossistema de empreendedorismo tecnológico promovido e fomentado pela Inova Unicamp.
“Eventos deste tipo, trazendo esclarecimentos e exemplos de startups, são fundamentais para estimularmos mais opções de carreiras para os estudantes, pois eles conseguem vislumbrar coisas que, durante a graduação, não têm contato, como a possibilidade de abrir uma startup, então essas ações da Inova, junto com a Faculdade de Tecnologia e outras unidades, são fundamentais para fomentar esse tipo desenvolvimento”, finaliza Cruz.