CBN Campinas | Unicamp atinge recorde de contratos de transferências de tecnologias

Foto de experimento em primeiro plano. Braço mecânico segurando material transparente com líquido transparente no interior. Em segundo plano desfocado há um cientista de jaleco branco e luvas azuis que explica sobre o laboratório da FEQ Unicamp para visitantes. Fim da descrição.

Publicado originalmente pela CBN Campinas.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atingiu neste ano a marca de 212 contratos de transferências de tecnologias ativos. O número é o maior registrado desde o início das atividades da Agência de Inovação Inova Unicamp, que é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade.

No ano passado, 26 novos contratos foram formalizados em várias áreas do conhecimento. O dado representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior, de 2022.

Segundo o professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, o marco pode ser creditado à dedicação e qualidade dos pesquisadores, além do estímulo a inovação e o empreendedorismo tecnológico na universidade.

Ainda de acordo com o professor, a Inova Unicamp é um elo entre a universidade e a sociedade. A agência é responsável pela proteção das pesquisas desenvolvidas pela comunidade interna e pela transferência dessas tecnologias para o setor empresarial e outras instituições.

Entre os licenciamentos registrados em 2023, um estimulador de nervo periférico automatizado para casos de anestesia regional, na área de medicina veterinária. Ele oferece mais praticidade e segurança ao médico e reduz o risco de efeitos colaterais. Outro caso foi um método para encapsular óleos essenciais e torná-los mais estáveis.

Os dados atualizados do Relatório Anual da Inova Unicamp também mostram que a Universidade mantém um portfólio de 1.295 patentes vigentes, sendo que, em 2023, foram depositadas 51 patentes no Brasil e protegidas 17 patentes no exterior.

• Para mais detalhes sobre os indicadores citados neste texto e outros resultados das atividades da Inova Unicamp em 2023, consulte o relatório disponível na Biblioteca da Inova Unicamp.