Automatização no bloqueio de nervos periféricos para anestesia regional

Antônio Quevedo (FEEC) 

Licenciamento não exclusivo de patente BR102013006865-9 (679_ANESTESIA)

A invenção corresponde a um estimulador de nervo periférico automatizado para administração de anestesia regional em pacientes, oferecendo mais praticidade e segurança ao médico anestesiologista, bem como a proposição de um método para identificação da contração muscular. Um dos processos de aplicação de anestesia regional em cirurgias consiste no bloqueio de nervos periféricos para controle prolongado da dor. O estimulador de nervo periférico é o equipamento que estima a distância entre a ponta da agulha e o nervo a ser bloqueado.

O grande diferencial desta invenção é sua automatização, uma vez que dispensa a necessidade do controle manual da corrente da solução anestésica, reduz o risco de lesões corporais e efeitos colaterais. Assim, esta tecnologia assegura um bloqueio de qualidade e com mais eficiência. O licenciamento foi realizado para a SDAMed, empresa-filha da Unicamp e graduada na Incamp.

Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

Inventores: Antônio Augusto Fasolo Quevedo (Unicamp), Carlos Alexandre Ferri  (Unicamp)

Empresa licenciada: SDAMed LTDA

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.