Instituto de Biologia recebe oficina ministrada pela Inova Unicamp

Foto tirada em ambiente interno, na Sala da Congregação do Insitituto de BIologia da Unicamp. O registro exibe o público de costas para a foto e de frente para o palestrante, que está na ponta esquerda. Há, ao fundo, um painel que exibe uma apresentação de slides. Fim da descrição.
Oficina de busca de anterioridade em bases de patentes foi ministrada para público interno da Universidade

Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Eli Machado – Inova Unicamp 

O Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB Unicamp) recebeu, nesta terça-feira (27), a edição de agosto da oficina de busca de anterioridade em bases de patentes. Promovido pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o evento que roda pelas unidades da Universidade conferiu uma capacitação a alunos, docentes e pesquisadores para realização da busca de anterioridade em bases nacionais e internacionais. 

“Para quê serve uma patente?” foi a pergunta que deu início a apresentação conduzida pelo analista de propriedade intelectual da Inova Unicamp, Bread Cruz. Entre as funções detalhadas pelo especialista, destacou-se a importância do documento como fonte de informações ou de estudos sobre o estado da técnica de uma tecnologia, objeto de estudo de tendências de tecnologias similares e complementares, novas oportunidades de negócio e até mesmo para definir disputas jurídicas. 

Antes de entrar na parte prática, Cruz pincelou conceitos relacionados à Propriedade Intelectual (PI) e falou sobre suas subdivisões principais: direito autoral, propriedade industrial e proteção sui generis. Os participantes puderam entender o que é uma patente segundo a lei, bem como é a estrutura desse tipo de documento e qual é o tempo necessário para sua concessão, ou não, pelo órgão responsável – o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 

Na segunda parte da programação, o público realizou uma pesquisa prática nas principais bases de patentes: Google Patents, Lens, a base oferecida pelo INPI e o Orbit, que conta com acesso liberado para alunos e docentes da Unicamp. A atividade foi encerrada com a exposição de alguns gráficos interativos gerados pela busca realizada pelo analista, que reforçou a importância de deixar os dados analisados “mais palatáveis para otimizar a criação de um storytelling nas futuras apresentações dos resultados”. 

Próxima edição do evento da Inova Unicamp já tem data

A oficina ministrada pela Inova Unicamp acontece mensalmente, com exceção dos meses de férias escolares (julho e dezembro). Interessados em participar da edição de setembro, que já tem data e local definidos, podem inscrever-se por meio deste formulário.

A próxima oficina de busca de anterioridade em bases de patentes será realizada no Prédio LIB do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que fica localizado na rua Daniel Hogan, nº 434, na Cidade Universitária, em Campinas (SP). O evento acontece em 24 de setembro, às 14h, e é aberto para alunos, docentes e pesquisadores da Universidade que tenham interesse no assunto. 

Para conferir essas e outras atividades, basta acompanhar a página de eventos da Inova Unicamp, que é atualizada com ações promovidas pela Agência de Inovação da Universidade, assim como eventos externos apoiados: https://www.inova.unicamp.br/eventos/