26 de agosto de 2024 Inova em Ação leva conteúdo sobre inovação para CPQBA e Cotuca em semana de palestras
Evento promovido pela Inova Unicamp reuniu alunos, docentes e pesquisadores em dois encontros com conteúdo expositivo e balcão de dúvidas sobre propriedade intelectual, parcerias com empresas, empreendedorismo e sobre a competição Inova Jovem
Texto e fotos: Isabele Scavassa – Inova Unicamp
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) levou o programa Inova em Ação para duas unidades da Universidade. Na última terça-feira (20), alunos, docentes e pesquisadores participaram de uma das edições do evento, que foi realizada no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Já na quarta-feira (21), foi a vez do Colégio Técnico de Campinas da Unicamp (Cotuca), de receber a equipe da Inova Unicamp.
O evento tem por objetivo apresentar as linhas de atuação da Agência de Inovação da Unicamp nos âmbitos da proteção da propriedade intelectual, da transferência de tecnologias, das parcerias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com empresas, sobre o Parque Científico e Tecnológico e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) das oportunidades de inovação e empreendedorismo promovidas nas competições da Universidade.
Além de uma palestra expositiva sobre projetos desenvolvidos, indicadores e ações realizadas, a programação contemplou alguns balcões de dúvidas com especialistas de diversas áreas da Agência, que respondem perguntas do público sobre a atuação da Inova, sobre suas pesquisas e outros temas.
Docentes e pesquisadores prestigiaram o evento no CPQBA
Um dos destaques na apresentação realizada no CPQBA foi a exposição do Portfólio de Competências, ferramenta desenvolvida para otimizar a visibilidade do perfil de docentes que desejam conectar-se com empresas para parcerias de PD&I. Na oportunidade, que contava majoritariamente com docentes e pesquisadores, o professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, reforçou a importância do site como instrumento de divulgação dos profissionais da Universidade e de suas respectivas competências.
“O Portfólio de Competências é uma criação da Inova para servir como ferramenta de visibilidade externa e oportunidade para parcerias, pensada especificamente para pesquisadores e docentes da Unicamp e que, com o suporte dos profissionais da Agência de Inovação, tem potencial para conectar empresas interessadas ao perfil de pesquisador desejado para novos acordos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, comentou Lopes.
Também foram compartilhados alguns casos de pesquisas que foram desenvolvidas no CPQBA e que passaram pela Inova Unicamp para realizar a proteção da propriedade intelectual e para contar com estratégias de licenciamento, como é o caso da tecnologia desenvolvida pelo pesquisador Ilio Montanari Junior. De forma resumida, a pesquisa trabalhou, por 15 anos, no melhoramento de sementes de carqueja e macela – duas ervas largamente usadas pela indústria e que enfrentam risco de desaparecimento.
Evento no Cotuca apresentou a competição Inova Jovem e outras oportunidades de inovação
Na edição do Cotuca, a programação incluiu a apresentação do Inova Jovem, uma competição de empreendedorismo organizada anualmente pela Inova Unicamp para alunos de todo o Brasil que estão cursando o ensino médio e que estão com as inscrições abertas gratuitamente para a edição deste ano. Segundo o professor Paulo Vitor Miguel, diretor do Cotuca, o evento promovido pela Inova Unicamp no Colégio abriu portas para uma oportunidade “complementar à formação dos alunos de ensino médio e técnico” que estiveram presentes, com conhecimentos que podem ampliar a perspectiva dos jovens. O balcão de dúvidas atendeu diversas questões trazidas pelos adolescentes, que demonstraram interesse na competição Inova Jovem, em empreendedorismo e na proteção de tecnologias.
O evento, segundo Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp, foi uma “oportunidade de levar as atividades desenvolvidas pela Agência de Inovação a um público diferente de outras edições do Inova em Ação, mas muito atento às possibilidades futuras com nossos alunos de ensino médio e técnico da Unicamp”.
Durante a exposição, Kishi apresentou uma tecnologia protegida com apoio da Unicamp e desenvolvida no Colégio Técnico de Limeira (Cotil) outro Colégio de ensino médio e técnico da Unicamp, desenvolvido em parceria com o Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias (CCSNano) e que foi licenciado para uma empresa. Trata-se de um nanocompósito que diminui o aquecimento de dispositivos eletrônicos e possibilita a inovação para indústrias de iluminação e veículos elétricos com equipamentos mais eficientes.
Exibir exemplos como esse foram uma estratégia para reforçar que o desenvolvimento e a proteção de tecnologias é uma possibilidade “para todos aqueles que se interessam pelo tema e desejam investir tempo e esforço nessa atividade”, explica a supervisora.
As próximas edições do Inova em Ação devem contemplar outras unidades da Unicamp ainda neste ano. Para acompanhar a agenda de eventos da Inova Unicamp, basta conferir a página dedicada ou inscrever-se na newsletter semanal, que divulga notícias, oportunidades e eventos ao público interessado.