Empresa-filha da Unicamp recompensa o uso de transportes sustentáveis

: Fotografia colorida de um colaborador da Ecomilhas posando para a foto. Ele está sorrindo, uniformizado e olhando diretamente para a câmera. Fim da descrição.
Com mais de 43 mil usuários ativos no Brasil e Estados Unidos, startup Ecomilhas oferece sistema de recompensa a fim de reduzir as emissões de CO2 provenientes de deslocamentos nas cidades 

Logo colorido do Unicamp Ventures. À direita, tem um arco com gradiente do verde para o azul. Fim da descrição.


Esta matéria faz parte da série de reportagens produzidas pela Inova sobre as empresas que compõem o ecossistema empreendedor da Unicamp. Saiba que tipos de empresas podem integrar esse ecossistema e como se cadastrar na página de Vivência Empreendedora.

Texto: Vinicíos Rosa – Inova Unicamp | Foto de capa: Divulgação Ecomilhas

Utilizar veículos elétricos ou movidos a etanol, andar a pé, pedalar bicicleta, usar transporte público e, por fim, ser pago para isso. Essa é a proposta da Ecomilhas, empresa-filha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que oferece um sistema de recompensa financeira para empresas e pessoas que utilizam transportes ambientalmente sustentáveis, incentivando a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) proveniente do deslocamento humano nas cidades. Atualmente, o negócio é comandado pelo CEO, Lucas Nicoleti, mestrando em Administração na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, mais o CTO, Gustavo Baptista, profissional da área de tecnologia da informação.

O diferencial da startup é ter a mesma premissa das milhas aéreas, só que ao invés disso, atuar com o deslocamento terrestre nas cidades. Nicoleti explica que, na prática, o usuário registra o itinerário do dia no aplicativo Ecomilhas, monitorado por GPS, informando o tipo de transporte sustentável escolhido para a realização do trajeto, como ônibus, metrô, bicicleta, caminhada, veículos elétricos ou movidos a etanol.

Ao finalizar o percurso, os dados são analisados, autenticados e, só então, o usuário é recompensado com milhas urbanas, chamadas pela empresa de “ecomilhas”. As ecomilhas são cumulativas e podem ser trocadas por benefícios oferecidos na plataforma como: descontos em sites e aplicativos de delivery, moda, compras, viagens, entre outras possibilidades customizadas.

Segundo o CEO da empresa-filha da Unicamp, Ecomilhas, cada modal de transporte possui uma recompensa específica, sendo pagos valores maiores conforme o uso de modais menos poluentes. Ele exemplifica que o usuário recebe 1 ecomilha a cada 4 km percorridos a pé, a mesma quantia é paga ao percorrer 8 km de transporte público, e assim o valor muda de acordo com a quilometragem rodada e o modal escolhido. A autenticação e o cálculo dos dados são feitos por uma rede neural chamada carinhosamente pela empresa de Emilha.

Print colorido da home do site da Ecomilhas. Fim da descrição.

Interface da home do site da Ecomilhas. Foto: Divulgação Ecomilhas.

Nicoleti esclarece que a Ecomilhas trabalha com os modelos de negócio B2C (empresa para consumidor) e B2B (empresa para empresa). O primeiro é entendido como o interesse espontâneo de pessoas não vinculadas com empresas clientes e que desejam “ser recompensadas por suas premissas de sustentabilidade, como se fosse um programa de fidelidade que traz protagonismo e autonomia aos usuários”, completa.

Quanto ao segundo modelo, trata-se da prestação de serviços aos funcionários de empresas que realizam o trajeto casa-trabalho-casa ou viajam a negócios. “As empresas nos contratam como benefício corporativo para incentivar os colaboradores a lutarem por modais menos poluentes”. Lucas também afirma que a Ecomilhas tem como principais clientes o iFood (controlada pela Movile, outra empresa-filha da Unicamp), Stellantis, Volkswagen, Serasa e MINI.

“Existem empresas preocupadas com a redução de suas emissões de carbono, não à toa elas fazem inventários detalhados para compreender seus cenários. E nós da Ecomilhas ajudamos essas empresas no engajamento dos colaboradores pela causa, transformando tudo isso em uma descarbonização com recompensa”, acrescenta o CEO da Ecomilhas, Lucas Nicoleti.

RECOMPENSANDO ITINERÁRIOS INTERNACIONAIS

A Ecomilhas está atuando nos Estados Unidos desde novembro de 2023. Lá, a empresa-filha da Unicamp presta serviços aos colaboradores da MINI, marca automobilística do Grupo BMW. A parceria foi conquistada graças a vitória da Ecomilhas no Prêmio MINI Impact, um projeto da MINI que apoia startups comprometidas com a sustentabilidade nas cidades.

Fotografia colorida de um colaborador da Ecomilhas posando para a foto. Ele está em pé ao lado de um carro, olhando para o veículo. Fim da descrição.

Lucas Nicoleti, fundador e CEO da Ecomilhas, ao lado de um modelo elétrico e subcompacto da MINI. Foto: Divulgação MINI/BMW.

Como consequência, o time da Ecomilhas participou do programa URBAN-X, outra iniciativa da MINI que, nesse caso, almeja parcerias com startups a fim de criar soluções tecnológicas para um planeta mais sustentável. A participação ocorreu em 2023, na cidade de Nova York, onde a equipe trabalhou de forma remota e presencialmente por quatro semanas com os especialistas do URBAN-X.

Apesar do recente início das atividades nos EUA, Nicoleti observa que o mercado norte-americano tem “menos objeções” que o brasileiro. “Nos Estados Unidos, as pessoas têm mais preocupações em manter a boa reputação e investem na sustentabilidade”. A mesma equipe do Brasil é responsável por atender as demandas do cliente internacional.

FOCO NA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

A Ecomilhas segue o Programa Brasileiro GHG Protocol, uma metodologia internacional adaptada ao contexto do Brasil para estimular empresas a contabilizarem, gerenciarem e diminuírem suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), além de incentivar a cultura corporativa de inventário de emissões para apoiar uma agenda de enfrentamento das mudanças climáticas. A startup também segue o conceito do escopo 3 na sua missão. Esse conceito propõe a contabilização das emissões de GEE associadas às atividades indiretas de uma empresa, como viagens de negócios, deslocamento dos colaboradores e entrega de produtos.

Nesse sentido, a Ecomilhas dedica-se a proporcionar soluções aos usuários interessados em reduzir suas emissões de GEE e adotar hábitos sustentáveis, compreendendo que gerenciar essas emissões é importante para ter ampla visão dos impactos socioambientais e implementar medidas que amenizem as pegadas de carbono.

“A chave da sustentabilidade está atrelada ao comportamento das pessoas. Isso porque é possível tratar os resíduos de outra forma, trocar a matéria-prima e até reflorestar áreas, mas nada disso será o suficiente se não repensarmos a maneira como consumimos. Isso tudo faz parte do conceito de desenvolvimento sustentável. Então, aplicando essa ideia na mobilidade, nós conseguimos aderir maneiras de deslocamento que não vão impedir a geração futura de fazer o mesmo. Repensar isso é o que a gente defende aqui na Ecomilhas”, argumenta Lucas.

O IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DE CADA RECOMPENSA

A Ecomilhas divulga que evitou a emissão de 200 mil toneladas de CO2 em 2023, ao incentivar o uso de transportes multimodais sustentáveis. Esse número representa 4 milhões de quilômetros validados pelo sistema da startup no mesmo ano.

Em 2024, o aplicativo Ecomilhas totalizou 43 mil usuários ativos no Brasil e Estados Unidos, sendo que a maioria está concentrada na Região Sudeste do Brasil, usando transportes públicos (ônibus e metrô). De acordo com a empresa, o valor médio das recompensas pagas aos usuários é de R$ 145,00 mensais.

Prints coloridos das primeiras interfaces do aplicativo Ecomilhas. Fim da descrição.

Interfaces do aplicativo Ecomilhas
Fotos: Divulgação Ecomilhas

Além disso, o aplicativo possui interfaces intuitivas, funcionalidades gratuitas e planos de assinatura.“Sem inventar a roda, nós apenas recompensamos o uso mais sustentável dela”, cita Nicoleti, enfatizando o slogan do negócio.

A startup acredita em sua capacidade de fortalecer o senso de responsabilidade coletiva com a conservação da natureza, bem como fomentar o uso de modais eco-friendly, mitigar a poluição do ar com a compensação do CO², reduzir congestionamentos no trânsito e ajudar empresas e pessoas a entenderem como seus deslocamentos refletem nas emissões de GEE e maximizam os efeitos das mudanças climáticas.

O sócio e fundador, Lucas Nicoleti, compartilha que não pensa em parar por aqui. “Queremos nos transformar em uma startup de clima para fidelidade, recompensando consumidores por se deslocarem sem poluir, através de benefícios em ecossistemas de empresas compromissadas com a agenda climática”, finaliza prospectando com entusiasmo sua visão sobre o futuro do empreendimento.

A TRAJETÓRIA DA ECOMILHAS E SUA LIGAÇÃO COM A UNICAMP

A Ecomilhas foi fundada em 2022, quando Nicoleti se preparava para ingressar no Programa de Pós-graduação em Administração na Unicamp, mas a ideia de empreender já movia o aluno entre 2019 e 2021, período no qual o ele se graduava em Engenharia de Alimentos e idealizava seu trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre micromobilidade. Lucas lembra que o período de idealização do empreendimento ocorreu coincidentemente na pandemia da Covid-19. Por esse motivo, tudo se tornou mais desafiador, pois o negócio estava se estruturando para promover a mobilidade sustentável no momento em que um dos principais protocolos de saúde era evitar sair de casa.

Hoje com mais de 2 anos de existência, a Ecomilhas é uma empresa-filha da Unicamp pela ligação que seu fundador e CEO possui com a Universidade. “Senti que precisava participar do ambiente que me fez empreender. Isso nos permitirá desenvolver soluções avançadas, aumentar nosso impacto socioambiental, crescer de forma sustentável e manter a constante inovação, consolidando nossa posição como líderes em transporte sustentável”, conta Lucas, destacando a razão de ter cadastrado a startup na base de empresas-filhas da Unicamp, gerenciada pela Agência de Inovação Inova Unicamp.

“Nosso cadastro como empresa-filha é uma grande oportunidade para impulsionar a reputação da Ecomilhas na missão de reduzir as emissões de carbono nos deslocamentos diários. Com a Unicamp, esperamos acessar inovação e pessoas singulares, receber e dar conhecimento, fazer networking de alto nível, formar parcerias estratégicas e ganhar visibilidade e credibilidade no mercado”, reitera.

Fazer parte do ecossistema empreendedor da Universidade é uma maneira de ter acesso a uma rede de conexões formada por mais de mil empresas-filhas da Unicamp cadastradas, participar de atividades que integram a comunidade acadêmica, compartilhar casos de sucesso, além de receber convites para participar e palestrar em eventos de relacionamento no escopo do grupo Unicamp Ventures, ganhar visibilidade, entre outras vantagens proporcionadas pelo cadastro gratuito.

ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR DA UNICAMP

A Ecomilhas compõe o ecossistema empreendedor Unicamp Ventures, fomentado pela Inova Unicamp, que produz conteúdos (como esta matéria) e eventos reunindo as empresas-filhas da Universidade.

Podem fazer parte deste ecossistema os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes, funcionários ou ex-funcionários, assim como startups que foram incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) ou criadas a partir de uma tecnologia ou conhecimento desenvolvido na Universidade, as chamadas empresas spin-off.

A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. O cadastro é gratuito, acesse e faça da sua empresa uma filha da Unicamp em: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/