A imagem é um printscreen do painel do Zoom durante o evento da Final do Desafio Unicamp 2024. Na imagem, é possível ver pequenos retângulos com os rostos das pessoas. Entre as pessoas estavam colaboradores da Inova Unicamp, o Reitor da Unicamp, três jurados da competição e alguns dos participantes finalistas. Fim da descrição.

Hora Campinas | Vencedores do Desafio Unicamp 2024 apresentam soluções para o tratamento de água e efluentes

Competição organizada pela Inova Unicamp reuniu 57 equipes e 229 participantes do país

A final do Desafio Unicamp, competição de modelagem de negócios organizada pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), premiou três equipes na final da competição. Entre os alunos vencedores estão estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do  Ceará (IFCE), do INSPER, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Neste ano, as três equipes vencedoras apresentaram modelos de negócios pautados em tecnologias da Unicamp que oferecem soluções para o tratamento de água e efluentes de maneira mais sustentável e eficiente. O evento da final do Desafio Unicamp foi realizado no último dia 4 de julho e reuniu 248 pessoas de forma on-line .

O Desafio Unicamp 2024 teve a Sanitech como a grande vencedora da categoria geral de “Melhor Modelo de Negócio”. O time Água Limpa venceu na categoria “Impacto Socioambiental”, oferecida pela patrocinadora Fundação Educar e o “Voto Popular” ficou para a EngBio. Neste ano, a competição reuniu 57 equipes com 229 participantes inscritos de quatro regiões do país: Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

Conheça os projetos ganhadores

A Sanitech é formada por membros da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do INSPER. Eles desenvolveram um modelo de negócio baseado em uma tecnologia da Unicamp capaz de secar o lodo gerado em Estações de Tratamento de Água (ETAs) de forma ambientalmente sustentável e eficiente.

Vencedores da categoria Impacto Socioambiental, o time Água Limpa mostrou uma estrutura de negócio criada para otimizar o tratamento do chorume em aterros sanitários no país. A equipe uniu esforços de alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), ambas unidades da Unicamp, que se inscreveram na competição com o objetivo de aprender a modelar um negócio para empreender.

Já a categoria Voto Popular foi conquistada pelo modelo de negócio pautado em serviço de remoção de contaminantes da água, elaborado pela equipe EngBio e focado na solução de problemas de descarte de produtos da indústria têxtil. Composto por alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o grupo com estudantes de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia ganhou o título com mais de 30% dos votos do público conectado ao vivo.

O Desafio Unicamp é uma competição que tem o objetivo estimular o empreendedorismo tecnológico e a inovação a partir de tecnologias protegidas da Unicamp. Na prática, ele visa a formação de spin-offs acadêmicos, que são negócios fundados a partir de conhecimentos ou tecnologias desenvolvidos na Universidade.

“A Inova e a Unicamp, nesta ação, colocam uma sementinha no esforço de transformar o país e a educação. Sabemos hoje que a gente produz conhecimento, ciência, tecnologia e que essas coisas podem nos ajudar a mudar a nossa sociedade. Temos desafios e os projetos trataram disso. No entanto, nós não vamos conseguir encontrar uma solução somente com ciência, tecnologia e conhecimento. Isso tem de se transformar em inovação, produto, processo e serviço capaz de atender os desafios e requerimentos da nossa sociedade. E isso não se faz sem espírito empreendedor. A grande virtude da Inova Unicamp e de ações como essa é plantar cada vez mais essa semente entre os jovens”, comentou o professor Antônio José de Almeida Meireles, reitor da Unicamp, durante o fechamento do evento e antes de anunciar os vencedores na categoria Melhor Modelo de Negócios.

Os patrocinadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, Baita Aceleradora, Neger Telecom, CPQD e Instituto Eldorado.

Matéria publicada em Hora Campinas