Docentes, pesquisadores e empreendedores da Unicamp concluem Trilha do Conhecimento da Inova com o INPI

Foto colorida dos participantes e equipe do programa Inova em Ação - Trilha do Conhecimento no último dia de aula. São cerca de trinta pessoas posicionadas em uma escada na frente da portaria do Prédio Vértice. Fim da descrição.
O programa de capacitação “Inova em Ação: Trilha do Conhecimento”, organizado pela Inova Unicamp em parceria com o INPI, abordou temas para o desenvolvimento de competências em propriedade intelectual, transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo. 

Texto: Ana Paula Palazi – Inova Unicamp | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), finalizou a primeira edição do programa de capacitação “Inova em Ação: Trilha do Conhecimento“. Destinado a docentes, pesquisadores e profissionais de empresas de base tecnológica incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) e do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, ambos sob gestão da Inova, o curso ofereceu uma formação abrangente e especializada em propriedade intelectual (PI), transferência de tecnologias, inovação e empreendedorismo.

O programa-piloto, realizado entre 30 de abril e 29 de maio,  faz parte das ações previstas no  acordo de cooperação técnica firmado, em 2022, entre Unicamp e INPI e que tem como objetivo a conscientização e  a disseminação da cultura e uso qualificado do sistema de propriedade industrial com o objetivo de aumentar a proteção e comercialização de ativos intangíveis da Universidade e fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo local

O curso foi estruturado em três módulos, combinando ensino à distância (EAD), oferecido diretamente na plataforma de cursos do INPI, e encontros presenciais, organizados pela Inova Unicamp em espaços do Parque Científico e Tecnológico, situado no campus de Barão Geraldo da Universidade. Cada módulo abordou temas de importância para o desenvolvimento de competências em propriedade intelectual, transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo. 

“Nosso objetivo é aproximar esses temas da comunidade Unicamp. Quanto mais os conceitos estiverem presentes na mente dos docentes e pesquisadores, mais vigilantes estarão em relação às oportunidades de inovação”, disse o diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Renato Lopes, durante o lançamento do programa de capacitação “Inova em Ação: Trilha do Conhecimento”. 

Uso da Propriedade Intelectual em negócios de base tecnológica

Foto de sala de aula com cadeiras coloridas onde estão diversas pessoas sentadas e um grupo de quatro mulheres fazem uma apresentação com uso de retroprojetor. Fim da descrição.

O programa de capacitação “Inova em Ação: Trilha do Conhecimento” foi dividido em três módulos com aulas à distância e presenciais.

O primeiro módulo do programa Trilha do Conhecimento, intitulado “Uso da Propriedade Intelectual em negócios de base tecnológica” foi realizado pelo INPI em uma turma específica para os participantes do Inova em Ação. Nele, os inscritos foram introduzidos aos principais conceitos de propriedade intelectual, sendo capacitados a compreender as diferenças entre patentes, programas de computador, cultivares, desenhos industriais e marcas, como ferramentas estratégicas de inovação

“A pauta de propriedade intelectual é de extrema importância para o país”, lembrou Camila Chaves Santos, coordenadora de relações institucionais do INPI, em mensagem direcionada aos participantes da primeira edição do programa Trilha do Conhecimento. “O INPI tem trabalhado ativamente com a Unicamp nos últimos dois anos. Nosso objetivo com este curso é trazer mais conhecimento para todos, para o melhor uso do sistema patentário e proteção das invenções desenvolvidas na Universidade”.

Os participantes aprovados na primeira etapa, puderam seguir para o segundo módulo, “Busca de anterioridade na área de Propriedade Intelectual”, que ofereceu subsídios de como realizar a busca em bancos de patentes, além dos artigos científicos, para melhor embasar o projeto de pesquisa e a sua futura proteção, abrangendo informações detalhadas sobre o processo de comunicação de invenção e a estratégia para depósito de pedido de patente na Unicamp. Além disso, os participantes tiveram uma imersão sobre como buscar e mapear informações tecnológicas em documentos de patentes, com exercícios práticos essenciais para pesquisas e negócios voltados à inovação. 

Transformando a pesquisa em um negócio de base tecnológica

Foto colorida da equipe da Inova Unicamp em ambiente interno de sala, na qual estão oito pessoas em pé, sendo cinco mulheres e três homens. No meio deles, há banners coloridos sobre o programa Inova em Ação. Fim da descrição.

O diretor-executivo da Inova Unicamp, prof. Renato Lopes e parte da equipe que organizou e aplicou o programa de capacitação.

No módulo final, “Transformando sua pesquisa em um negócio de base tecnológica”, foi abordado como as tecnologias geradas na Unicamp podem ser transferidas para a sociedade, de forma a promoverem novos produtos, processos e serviços, através do licenciamento de tecnologias ou da criação de negócios de base tecnológica. O curso foi concluído com um workshop prático para a criação de startups e apresentação de pitches.

Além disso, foram explorados os caminhos para a transformação do conhecimento em soluções para a sociedade, com estratégias para aplicação prática, incluindo desde o planejamento da pesquisa à criação de spin-offs acadêmicas, como são chamadas as empresas que têm como atividade principal um conhecimento ou tecnologia da Universidade. Ao final do curso, os participantes receberam certificados reconhecidos pelo INPI e pela Inova Unicamp, validando a formação recebida. 

Depoimentos dos participantes do programa Trilha do Conhecimento

O encerramento do curso foi marcado por avaliações positivas dos participantes. O gerente de transferência de tecnologia do projeto SMARTNESS 2030, Eduardo Sartori, destacou a abrangência do programa. “É um curso profundo que atinge cada um dos assuntos importantes para o tema de forma clara e objetiva, proporcionando uma visão muito sólida para o profissional atuar tanto na academia quanto na indústria”.

Foto colorida de equipe formada por duas mulheres e um homem fazendo uma apresentação para a classe. Fim da descrição.

O curso explorou os caminhos para a transformação do conhecimento em soluções para a sociedade.

A gestora executiva do Centro de Engenharia da Plasticultura da Unicamp, Lilian Torres,  comentou que a experiência abriu novas possibilidades para levar as pesquisas até a sociedade. “A Trilha do Conhecimento é para quem busca essa visão para além dos papers, ampliando as oportunidades de crescimento econômico e tecnológico”.

Marcelo Castro, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica e coordenador do Cepetro, também recomendou o curso. “Recomendo bastante para todos os professores e funcionários da Unicamp que tenham alguma relação com inovação, pretendam iniciar sua startup, depositar patentes ou auxiliar seus alunos a desenvolver produtos”.

“Foi muito além do que eu esperava”, elogiou Marcio Magrini, representante da empresa Bioforests, que está no programa de incubação da Incamp. “Aprendemos desde os caminhos para a proteção da propriedade intelectual, até como analisar o mercado e fazer um pitch. [A participação] vale não só para empresas incubadas na Incamp, mas para quem busca os caminhos para a inovação”.

Próximos cursos e eventos da Inova Unicamp

O projeto-piloto do programa “Inova em Ação: Trilha do Conhecimento” fez parte de uma série de eventos e atividades que vêm sendo organizados pela Agência de Inovação da Unicamp para fomentar a proteção e a cultura da propriedade intelectual, transferência de tecnologias e empreendedorismo na Unicamp. Novos cursos e outros eventos relacionados ao tema podem ser acompanhados na página de eventos no site da Inova Unicamp ou pela newsletter semanal enviada pela Agência. A inscrição na newsletter pode ser feita neste link.

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp, responsável pela avaliação estratégica e gestão da propriedade intelectual desenvolvida na Universidade. Ela apoia a comunidade acadêmica da Unicamp na proteção e licenciamento de tecnologias, bem como na formalização de convênios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre a Unicamp e outras universidades, instituições públicas ou empresas. Além disso, gerencia o Parque Científico e Tecnológico e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, e promove ações de comunicação e relacionamento a fim de fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo da Universidade.

Acesse o álbum de fotos do programa Inova em Ação – Trilha do Conhecimento

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.