Alunos da Unicamp são finalistas em programa internacional de empreendedorismo do Santander

Na imagem, 4 homens posam para a foto sorrindo enquanto 2 deles seguram e mostram seus certificados do programa Santander Explorer.

Pesquisadores do Laboratório de Biologia Integrativa e Sistêmica da Unicamp estão entre as 20 equipes finalistas do programa Santander X Explorer. A equipe da Unicamp é a única representante brasileira entre os finalistas da competição internacional que reuniu mais de 3 mil equipes.

Texto: Caroline Roxo – Inova Unicamp | Foto: Arquivo Pessoal da Equipe 

O projeto de jogos educativos, idealizado por alunos, ex-aluno e um pesquisador do Laboratório de Biologia Integrativa e Sistêmica (LaBIS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é finalista do programa Santander X Explorer. O grupo está entre as 20 equipes classificadas e é a única do Brasil entre as finalistas na competição internacional. O programa oferece capacitações em empreendedorismo para que os participantes desenvolvam ideias em negócios viáveis, com soluções que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fábio Malta de Sá Patroni, aluno de doutorado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, Murilo Meneghetti, aluno dos programas de mestrado e doutorado também do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, Marcelo Mendes Brandão, pesquisador do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Unicamp, e Felipe Ciamponi, ex-aluno de doutorado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, competiram com mais de três mil projetos de 12 países e avançaram para a segunda fase, ficando entre os 30 selecionados. Posteriormente, foram anunciados entre os 20 projetos finalistas. O programa não possui vencedores, os finalistas agora recebem as capacitações da terceira e última fase para que possam estruturar campanhas de captação de recursos financeiros e humanos. 

“Apesar de estarmos vinculados a pós-graduação acadêmica, nós sempre tivemos um estímulo a respeito do empreendedorismo vindo do Marcelo Brandão, que é nosso orientador. O nosso projeto já foi vencedor do Congresso Brasileiro de Bioinformática – X-Meeting, então criamos coragem para inscrevê-lo em outras iniciativas, como no Santander X Explorer, no qual nós aprendemos muito sobre empreendedorismo”, comenta Meneghetti, que é estudante do mestrado mas já está aprovado para ingressar no doutorado no mesmo laboratório. 

O estudante de mestrado foi quem conheceu o Santander X Explorer, por meio de um e-mail enviado pela Agência de Inovação da Universidade (Inova Unicamp), que promove e apoia iniciativas que fomentam a cultura da propriedade intelectual, do empreendedorismo e da inovação. Meneghetti compartilhou a oportunidade com o restante da equipe e o interesse foi imediato. Apesar do tempo de dedicação ao programa ter exigido ajustes na rotina acadêmica dos participantes, eles conseguiram otimizar seus horários, aprimorar suas habilidades e apresentar um modelo de negócios que foi bem avaliado no programa. 

“Nós participamos inicialmente de um treinamento com duração de 12 semanas, com aprendizados sobre Produto Viável Mínimo (MVP), pitch, proposta de valor, validações, modelo de negócios e a precificação em si. Essa última, para mim, foi a mais desafiadora”, conta Patroni.

Conheça o projeto da Unicamp finalista do programa internacional do Santander

A ideia da equipe começou com o professor e pesquisador Marcelo Brandão, que sugeriu a criação de jogos interativos e educacionais para que eles pudessem apresentar o Laboratório e outros conceitos da biologia para pessoas que visitavam o espaço e não possuíam conhecimentos no assunto. A ideia ganhou impulso com as sugestões do restante da equipe, que construiu um protótipo

O grupo focou no público infantil e adolescente, com a premissa de tornar o ensino de biologia mais divertido. O primeiro jogo montado por eles, chamado Genome Quest, foi apresentado a um grupo de crianças que visitavam o LaBIS. Posteriormente, eles também levaram o material ao Unicamp de Portas Abertas (UPA) na edição de 2023. O UPA é destinado para alunos do ensino médio regular ou técnico que visitam as dependências da Unicamp a fim de conhecer cursos, extensão e demais atividades da Universidade. 

Durante o programa do Santander, a equipe desenvolveu um modelo de negócio que leva o nome de Ludis e possui o objetivo de ensinar através de jogos. Eles querem criar diversos jogos que possam levar a ciência aos usuários de maneira divertida. No momento, eles estão focando em materiais físicos, mas querem explorar outras vertentes, como jogos eletrônicos e Role-playing game, também conhecido como RPG, sendo um jogo com narrações e personagens. 

“Acreditamos que o modelo tradicional de aprendizado está encontrando barreiras com a nova geração. O conhecimento por apostilas, leituras e aulas de 45 minutos do mesmo tema podem ser cansativas e dispersivas. Queremos introduzir os jogos como alternativas educacionais que prendam a atenção ao mesmo tempo que ensinam”, explica Ciamponi, ex-aluno da Unicamp e atual pesquisador de inovação da Suzano. 

Em relação aos jogos educativos já presentes no mercado, os participantes afirmam que acham superficiais e massivos, necessitando de um olhar mais interativo e divertido para esses materiais. “Não é porque o jogo é educacional que ele precisa ser chato. É possível criar um material de diversão que oferece conhecimento e entretenimento”, afirma Patroni.  

Próximos passos no programa internacional Santander X Explorer

O programa é dividido em três fases. Na primeira, os participantes tiveram, ao longo de 12 semanas, contato com conceitos básicos, intermediários e avançados sobre empreendedorismo. Depois as equipes que avançaram para a segunda fase receberam um treinamento sobre crowdfunding, que é uma maneira de prospectar financiamento coletivo. Nesta edição, os participantes foram treinados por especialistas da Espanha

Na terceira e última fase, da qual a equipe Ludis se encontra, os finalistas  passam por mentorias individuais com os mesmos especialistas, para que possam refinar suas campanhas de crowdfunding. Após as mentorias e a estruturação da campanha final, a equipe terá divulgada uma página sobre o projeto dentro da plataforma do Santander, com a finalidade de captar recursos financeiros e humanos. 

“Queremos captar recursos financeiros para que possamos custear os materiais de produção de nossos jogos. No entanto, também estamos em busca de recursos humanos para que possamos desenvolver jogos de outras áreas do conhecimento”, explica Meneghetti. 

A equipe espera contar com o apoio de investidores, veículos de imprensa e demais interessados para que possam divulgar ao máximo o projeto e viabilizá-lo com a arrecadação de dinheiro e captação de colaboradores para, enfim, colocar o produto no mercado.

Atividades de empreendedorismo da Inova Unicamp 

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade responsável pelo fomento da cultura da proteção da propriedade intelectual, do empreendedorismo e da inovação para a comunidade da Unicamp. Confira algumas das principais iniciativas de empreendedorismo promovidas pela Agência: 

  • Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp): a Incamp é um programa do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp para empresas ou projetos de base tecnológica que estejam em fase embrionária ou no início de suas operações e precisam de capacitações para estruturar seus modelos de negócios e fazer conexões.  
  • Disciplinas gratuitas de empreendedorismo e inovação: a disciplina é promovida semestralmente para alunos de graduação e pós-graduação que estejam matriculados regularmente na Unicamp e também para interessados que desejam cursar a disciplina como aluno especial.
  • Desafio Unicamp: o Desafio Unicamp é uma competição de empreendedorismo baseado em tecnologias da Universidade. O programa, organizado anualmente pela Inova Unicamp, oferece capacitações gratuitas em modelagem de negócios. 
  • Inova Jovem: o Inova Jovem é uma competição de empreendedorismo para jovens ainda no ensino médio. Os participantes recebem capacitações para desenvolverem um negócio a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 
  • Jornada Empreendedora: a Jornada Empreendedora da Unicamp é uma iniciativa realizada em parceria com o Sebrae, que promove uma série de ações de fomento à cultura do empreendedorismo, incluindo a oferta de cursos e treinamentos para desenvolver competências, comportamentos e atitudes empreendedoras entre professores e alunos em todos os campi da Universidade.