Investimentos da Finep ampliam possibilidades de inovação na indústria a partir de parcerias com universidade

Foto interna do público da Finep Day. A imagem conta com diversas pessoas sentadas olhando para frente enquanto assistem a palestra. Fim da descrição.
O Finep Day Campinas, organizado pela Inova Unicamp, apresentou possibilidades de financiamento e crédito para startups e empresas inovadoras

Texto: Ana Paula Palazi – Inova Unicamp | Foto: Iady Adrianny de Moura – Inova Unicamp

Após desenvolver produtos, com tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), voltados à saúde, a partir de casca de jabuticaba, casca de maracujá e semente de urucum, a startup paulista, Rubian Extratos, resolveu testar o extrato de pequi – fruta nativa do cerrado brasileiro – para implementação de novas fórmulas cosméticas para a proteção solar e saúde da pele. 

A empresa nasceu em 2014, pelo espírito empreendedor de alunos da Unicamp e se graduou na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), sendo considerada uma empresa spin-off acadêmica – aquela criada a partir de uma tecnologia ou conhecimento da Universidade. O passo para continuar inovando, dessa vez com uma propriedade intelectual da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi submeter um projeto à seleção pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

“O acesso a linhas de subvenção e financiamento é fundamental para a validação, alavancagem e escalonamento da inovação e do modelo de negócio”, comentou Márcio Lopes, gerente de operações e sócio fundador da startup. “Sem isso, infelizmente muitas boas ideias serão perdidas ao longo do sonhado empreendedorismo, e todos perdem com isso”.

O ex-aluno da Unicamp e empreendedor foi um dos ouvintes do Finep Day Campinas, evento realizado na última quarta-feira (15) no Auditório do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp que apresentou oportunidades em modelos de financiamento não reembolsáveis e crédito para empresas de diferentes portes e segmentos. 

O evento realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, com apoio do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp, reuniu representantes da Finep, a maior agência federal de fomento para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), e da Desenvolve SP, agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo.

“Estamos dispostos a arcar com parte do risco para a inovação”, disse Rodrigo Carvalho, gerente regional sudeste da Finep durante a apresentação dos editais e linhas oferecidos pela Finep. O encontro reuniu 100 empreendedores e gestores de inovação de grandes empresas, bem como docentes e alunos interessados no tema, sobre os modelos de financiamento não reembolsáveis e linhas de crédito a juros competitivos.

Dicas de acesso a financiamento da Finep

Foto dos três painelistas do Finep Day. Eles encontram-se sentados, na mesa de conversa, em local fechado. Fim da descrição.

Luisa Mayumi Sato, da Desenvolve SP, Márcio Lopes e Márcio Ikegame, da Finep. (Foto: Iady Adrianny de Moura – Inova Unicamp)

As propostas para os editais de subvenção econômica e para as linhas de crédito devem ser apresentadas por empresas brasileiras ou com sede em território nacional. “Apoiamos desde startups até grandes empresas. A única diferença está nas contrapartidas. Quanto menor a empresa, menor a contrapartida”, explicou Carvalho.

No caso de projetos não reembolsáveis, as empresas também devem contar com a participação de pelo menos uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), como a Unicamp, por exemplo. E a atuação da empresa também deve ser compatível com o projeto submetido

Os detalhes de cada chamada podem ser acessados em finep.gov.br. Os interessados também podem acessar os webinars produzidos pela Finep para cada edital, mas a “dica de ouro” deixada pelos palestrantes foi ler os anexos das chamadas, principalmente o primeiro. “O suprassumo das informações está geralmente no Anexo I”, comentou o analista de projetos e gerente regional adjunto da Finep, Márcio Ikegame.

Parcerias para inovação entre Unicamp e empresas

Na Unicamp, a Agência de Inovação é a responsável por conectar empresas que possuem um problema tecnológico com grupos de pesquisa interessados em firmar parcerias de pesquisa e desenvolvimento (P&D). “Auxiliamos em todos os processos, desde a prospecção e negociação, até a formatação dos convênios, facilitando o acesso das empresas aos talentos da Unicamp e apoiando os docentes e pesquisadores nessa interface com o mercado”, comentou o diretor-executivo da Inova Unicamp, professor Renato Lopes.

O edital da Finep, em que a startup Rubian Extratos foi uma das primeiras contempladas, também apoia parcerias para a transferência de tecnologias. “Aqui vocês [empresas] estão com a faca e o queijo na mão”, salientou o analista de projetos da Finep, ao comentar sobre o edital voltado a Propriedade Intelectual relacionado com os dados do Portfólio de Tecnologias da Universidade Estadual de Campinas.

“Queremos tirar as propriedades intelectuais das prateleiras das universidades e levá-las para o mercado”, afirmou Ikegame. A Unicamp possui mais de 1.300 patentes e 350 programas de computador disponíveis para licenciamento. O gerenciamento das tecnologias também é feito pela Inova Unicamp. A Agência recebe e dá encaminhamento aos pedidos de licença de patentes, programas de computador, cultivares e desenhos industriais de titularidade ou cotitularidade da Unicamp. 

Gargalo nas solicitações de financiamento da Finep

Um dos grandes gargalos nos pedidos de financiamento, principalmente nos casos de crédito direto da Finep (superiores a 15 milhões) ou descentralizado (inferiores a 15 milhões) é a justificativa das empresas sobre a real necessidade do empréstimo.

“Não é crédito pelo crédito”, adverte a gerente da Desenvolve SP, Luisa Mayumi Sato. Além da justificativa, é cobrado um plano detalhado de investimento com cronograma de atividades, orçamento e projeção financeira. 

“As empresas precisam demonstrar para que precisam do recurso e muitas vezes têm dificuldade de explicar qual a necessidade para o endividamento”, disse ao comentar sobre as negativas e o pilar de crédito sustentável que rege a agência estadual de fomento nas análises.

Sobre a Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas. Responsável pela proteção da propriedade intelectual desenvolvida na Universidade e por intermediar a transferência de tecnologia e parcerias da Unicamp com empresas, instituições públicas e privadas. 

A Inova também gerencia o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, com sua Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), aprovado pela Finep para receber um apoio financeiro não-reembolsável de R$14.7 milhões para a construção da “Vila de Startups” da Unicamp. A Finep e a Desenvolve SP são parceiras do ecossistema empreendedor da Unicamp na prospecção de oportunidades de investimentos para as empresas incubadas e instaladas no Parque, oferecendo palestras em eventos como o Finep Day Campinas.