Inova Unicamp recebe palestra sobre Design Thinking

Foto mostra o palestrante Virgílio Marques à frente, ao lado de uma tela que projeta informações sobre o conteúdo exposto. Ele está em pé, apontando para a tela. O registro também conta com algumas pessoas na platéia, que estão sentadas assistindo a apresentação. Fim da descrição.
Conteúdo foi apresentado por empresa-filha da Unicamp, FM2S, e deve ser implementado na dinâmica da Agência de Inovação da Unicamp 

A Agência de Inovação Inova Unicamp participou, na última quinta-feira (11), de uma palestra sobre o tema Design Thinking, ministrada por Virgílio Marques, ex-aluno da Unicamp e CEO da FM2S, startup instalada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade. Ao longo de duas horas de exposição e conversa, o sócio-fundador da empresa-filha da Unicamp compartilhou sua expertise sobre um dos temas abordados em sua plataforma on-line de cursos

A apresentação realizada no Prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp mencionou conceitos básicos e exemplos práticos sobre a abordagem, que pode entregar resoluções criativas para desafios na dinâmica de trabalho. O Design Thinking, que busca oferecer soluções centradas no usuário, pode ser incorporado e implementado em diversos setores de uma empresa ou instituição. 

Abordagem é aplicável em diversas áreas

Virgílio Marques explicou que o Design Thinking não se limita à estética de produtos ou serviços, como pode levar a induzir o nome. A metodologia em questão vai além dessa percepção e contempla métodos aplicáveis à inovação. De forma detalhada, vale dizer que o processo proposto deve encontrar formas de estimular o pensamento crítico e criativo da equipe, criando um cenário propício para a formulação de sugestões e apontamentos dos desafios encontrados no dia a dia. 

A resolução para essas questões, por sua vez, deve seguir quatro passos: imersão, ideação, prototipação e, por fim, desenvolvimento. Um dos pontos-chave apresentados foi a importância da colaboração interdisciplinar. O Design Thinking, segundo ele, favorece a participação de profissionais complementares, garantindo multiplicidade de perspectivas na interpretação das informações e na criação de soluções inovadoras. 

FM2S e o relacionamento com ecossistema da Unicamp 

A FM2S, é uma empresa-filha da Unicamp, título atribuído a negócios cujos sócios são alunos, ex-alunos, docentes, pesquisadores ou funcionários da Unicamp ou incubados e graduados da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp).

Com o cadastro gratuito, as empresas-filhas aproveitam de benefícios, como business networking, convite e acesso a eventos de relacionamento, participação na mídia e acesso a Prêmio Empreendedor, evento anual dedicado às empresas que se inscrevem para o Prêmio nas categorias de Inovação, Impacto Social, Scale-Up e Empreendedor(a) do Ano. Sua empresa pode ser considerada filha da Unicamp? Faça seu cadastro para compor o ecossistema: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/ 

A FM2S também encontra-se instalada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, espaço destinado a laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e startups. O ingresso das empresas é realizado por meio de submissão de propostas em edital de fluxo contínuo, disponível junto a um passo a passo no site do Parque para startups ou para empresas que desejam instalar seus laboratórios de pesquisa dentro da Unicamp. Saiba mais em: https://parque.inova.unicamp.br/traga-sua-empresa/corporacoes/#edital 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.