5 de abril de 2024 Inova Unicamp abre as portas para profissionais de inovação do Brasil em visita institucional
Evento apresentou o funcionamento da Agência de Inovação da Unicamp a representantes de instituições de ciência e tecnologia e de empresas de diversas regiões do país
Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Matheus Ferraz – Inova Unicamp
Instituições de Ciência e Tecnologia e empresas das mais diversas regiões puderam visitar as dependências da Agência de Inovação Inova Unicamp, que esteve de portas abertas neste 1º de abril de 2024. A Visita Institucional foi direcionada a profissionais de inovação e visitantes com interesses em entender como funciona o Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Unicamp e contemplou uma programação extensa que perpassou toda a estrutura de gestão da Inova Unicamp, além do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp).
Assim que chegou, o público foi recebido pela supervisora de comunicação, Kátia Kishi, que apresentou as linhas de atuação da Inova Unicamp no que diz respeito à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo. Também foram apresentados prêmios, exemplos de sucesso nos âmbitos de licenciamento de tecnologias e convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Unicamp com outras instituições e empresas, bem como ações de fomento da cultura da inovação, a exemplo das competições Inova Jovem e Desafio Unicamp.
À tarde, as apresentações se dividiram entre Iara Ferreira, coordenadora de Negócios e Inovação, e Elisama Campelo, supervisora de Propriedade Intelectual. A exposição detalhou algumas das ações da área, que é responsável pela proteção da propriedade intelectual desenvolvida na Unicamp e atua no dia a dia com a conexão da Universidade com o mercado, bem como e abriu espaço para questões trazidas pelo público.
A apresentação seguiu com a exposição de Beatriz Hargrave, supervisora de Transferência de Tecnologias, que contemplou aspectos como licenciamento e convênio de P&D. O setor de contratos, responsável pelo jurídico da Agência, teve sua dinâmica e atuação exposta por Letícia Pavanatte, advogada que compõe a equipe.
Já Mariana Zanatta Inglez e Vital Yasumaru, que respondem aos cargos de coordenadora de Ambientes de Inovação e supervisor da Incamp, respectivamente, falaram sobre o Parque Científico e Tecnológico e a Incubadora – ambos sob gestão da Inova Unicamp.
Por fim, as atividades foram concluídas com a exposição da diretora-executiva Ana Frattini e do diretor-executivo associado, Renato Lopes. Eles concluíram o itinerário com uma palestra que conferiu uma visão ampla sobre o ecossistema de inovação da Unicamp, além de abordarem desafios e estratégias utilizadas na promoção da cultura de inovação na Universidade.
Para Kelly Lira, do Programa de Formação em Gestão Acadêmica da Inovação e Empreendedorismo da Universidade de São Paulo (USP), participar da programação foi importante para somar às experiências na área de interação universidade-empresas. “Vir aqui e conhecer como é realizado o trabalho na área de transferência de tecnologia foi muito agregador. Pude ter uma boa noção de como a Inova Unicamp trabalha nesse processo”, comenta.
Visita é estendida a participantes da oficina profissional
A visita institucional compôs parte da agenda mais extensa do programa de oficina profissionais, também organizado pela Inova Unicamp e realizado entre os dias 1º e 6 deste mês. O programa recebeu cinco representantes que puderam acompanhar o dia a dia de trabalho da Agência de Inovação da Unicamp. O programa tem como foco transferir a experiência acumulada ao longo de mais de duas décadas de atuação da Inova Unicamp a profissionais que estejam atuando em outros NITs do país ou que estão se preparando para assumir funções semelhantes.
A metodologia do programa de oficina profissional proposta pela Inova Unicamp, conhecida como job shadowing, oferece aos participantes uma imersão nas atividades cotidianas do NIT da Unicamp. A abordagem permitiu que os profissionais acompanhassem de forma direta e participativa de reuniões estratégicas, discussões de projetos e demais processos inerentes à gestão da inovação.
Na ocasião, estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal do Pará (UFPA).
Evento realizado em parceria com a UniAngels e visita ao Parque Científico e Tecnológico
A agenda da semana reservou espaço para uma visita ao Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, seguida de uma conversa e apresentação de laboratórios das startups Pro Verde e Plasmotech, instaladas no local. O momento permitiu aos participantes da atividade conhecer a dinâmica de algumas das empresas alocadas por lá e entender as formas de colaboração com a Universidade para o desenvolvimento desses empreendimentos.
Ainda na terça-feira (02) pela manhã, os inscritos nas oficinas participaram da palestra organizada pelo Parque Científico e Tecnológico e pela Incamp, com apoio do UniAngels, rede de investidores anjo coordenada por egressos da Unicamp. Realizada no Prédio Núcleo, a atividade contou com a presença do diretor do grupo, Daniel Andrade, que contou sobre a atuação da instituição, os requisitos para tentar um investimento, detalhes sobre público investidor e os pormenores do processo de conexão entre as partes interessadas.
Para além dos visitantes, também estiveram presentes no evento empresas incubadas na Incamp, startups e empreendedores interessados em investimento. A programação da semana de oficina profissional se encerra neste sábado, com o Workshop do Desafio Unicamp.