Ex-aluno da Unicamp conquista 1º lugar no Prêmio Confap

Ex-aluno da Unicamp conquista 1º lugar no Prêmio Confap

Pesquisador Gerson Nakazato (centro) recebeu premiação, indicado pela Fundação Araucária (Fotos Kennedy BarrosConfap).
Gerson Nakazato foi premiado na categoria “Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação para o Setor Empresarial“. Ele é ex-aluno do Instituto de Biologia (IB Unicamp) e inventor de seis tecnologias protegidas da Universidade Estadual de Campinas

Texto: Da redação* | Foto: Kennedy Barros – Confap

O ex-aluno do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Gerson Nakazato, recebeu no último dia 13 de março o primeiro lugar no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Johanna Döbereiner, na categoria “Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação para o Setor Empresarial“. A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília (DF), no Sesi Lab, na abertura do 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP, e foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) do Paraná.

Nakazato é professor do Departamento de Microbiologia (CCB) da Universidade Estadual de Londrina e já atuou como Pesquisador Colaborador da Unicamp. Ele também é inventor de seis tecnologias que fazem parte do Portfólio de Patentes e Softwares da Unicamp, protegidas com suporte da Agência de Inovação Inova Unicamp. Entre elas, está um gel antimicrobiano para o tratamento de queimaduras, resultado de uma parceria de pesquisa entre Unicamp e UEL.

“A conquista do primeiro lugar no Prêmio Confap como pesquisador inovador no setor empresarial representa para mim o reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo na UEL em parceria com a Unicamp. Eu gostaria de expressar minha profunda gratidão, pela formação que recebi na Unicamp, sendo um ex-aluno de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular e pelas patentes compartilhadas com a Unicamp. É de grande relevância a interação que ocorre entre a academia e a iniciativa privada e isso demonstrado em todos os projetos que envolvem a pesquisa aplicada, como também junto com a ciência básica”, afirmou o pesquisador Gerson Nakazato sobre o prêmio.

Fundações

Esta foi a 3ª edição a premiação criada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) do Paraná. O Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner foi outorgado a 15 pesquisadores e 3 profissionais de comunicação em seis categorias: Pesquisador(a) Destaque, nas subcategorias Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências HumanasPesquisador(a) Inovador(a), nas subcategorias Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público e Profissional de Comunicação. A lista completa dos pesquisadores e instituições agraciados com o prêmio pode ser conferida no site do CONFAP.

Além do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner , também foi outorgado o Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I a seis iniciativas das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional. A novidade, desta vez, foi a outorga do prêmio a um gestor e a um técnico inovadores com atuação em agências de fomento à CT&I no Brasil.

lista completa dos pesquisadores e instituições agraciados com o prêmio pode ser conferida no site do CONFAP.

 

*Com informações da assessoria de comunicação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.