4 de dezembro de 2023 Empreender é desejo de 40% dos alunos de graduação da Unicamp
Tendência foi identificada em pesquisa da Inova Unicamp. A realização pessoal e o impacto positivo na sociedade são as principais motivações dos jovens universitários.
Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Antoninho Perri – SEC Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, deu um passo no estímulo ao empreendedorismo entre seus alunos, realizando uma pesquisa de opinião sobre o interesse em empreender, especialmente no ponto de criação de empresas spin-offs acadêmicas da Universidade, ou seja, negócios criados a partir de resultados de pesquisas ou conhecimentos desenvolvidos na Unicamp.
O estudo faz parte do Planejamento Estratégico para o período de 2021 a 2025, aprovado pela Comissão de Planejamento Estratégico e pelo Conselho Universitário da Unicamp. A pesquisa entrevistou 837 alunos de 24 unidades da Universidade, abrangendo os campi de Campinas, Limeira e Piracicaba entre 25 de abril e 25 de maio de 2023. O Instituto Axxus, uma startup sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, foi responsável por aplicar um questionário, sob coordenação das equipes de comunicação e empreendedorismo da Inova.
Desejo de empreender na Unicamp
Uma das principais descobertas da pesquisa foi o expressivo interesse dos alunos em iniciar empreendimentos, com 40% dos entrevistados demonstrando o desejo de empreender. Dentre as motivações mais destacadas pelos estudantes, 49% mencionaram o desejo de alcançar o sucesso financeiro, enquanto 41% expressaram o anseio de criar um impacto positivo no mundo por meio de novas soluções.
A pesquisa também revelou obstáculos que podem estar limitando o potencial empreendedor dos estudantes da Unicamp. Entre os graduandos que não planejam empreender, foram apontados motivos como a falta de recursos financeiros (21%), o receio de lidar com incertezas e riscos (17%), a carência de conhecimento técnico (16%) e a ausência de habilidades administrativas (14%).
Cerca de 80% dos participantes disseram ainda não ter cursado disciplinas de empreendedorismo, indicando espaço para expansão de cursos e uma melhor comunicação e divulgação dessas oportunidades na Unicamp. Os alunos que desejam empreender expressaram também o desejo de “desmistificar” o empreendedorismo como um conceito negativo na universidade.
“Os resultados refletem o potencial empreendedor que vemos nos alunos. A Inova Unicamp está comprometida em fortalecer o suporte à comunidade da Unicamp, apoiando e expandindo programas e cursos que abordam os temas de inovação e empreendedorismo”, disse Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo na Inova Unicamp.
Inova Unicamp: referência para o empreendedorismo
No que diz respeito ao conhecimento das iniciativas de empreendedorismo, a pesquisa revelou que a Inova Unicamp ocupa a terceira posição entre as instituições mais reconhecidas pelos alunos, ficando atrás apenas do Sebrae e das empresas juniores. Esse resultado solidifica o papel da Agência de Inovação que tem entre seus pilares, enquanto Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade, estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo na Unicamp.
O estudo destaca ainda a importância de iniciativas que incentivem o empreendedorismo entre os estudantes, promovendo não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas e espírito empreendedor.
“É sempre gratificante termos o reconhecimento de que o nosso trabalho na Inova Unicamp vem sendo colocado como referência para nossa comunidade universitária. Especialmente porque já desenvolvemos programas consolidados para eles, como a competição Desafio Unicamp. Além do reconhecimento, a pesquisa também nos dá suporte para planejarmos novas ações nos próximos anos com objetivo de fortalecer a cultura de inovação e empreendedorismo entre os alunos da Unicamp”, comenta Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp.
Os resultados da pesquisa foram divulgados no Relatório de Empresas-filhas da Unicamp, publicado pela Inova.
Disciplinas de empreendedorismo na Unicamp
A Agência de Inovação da Unicamp também realizou recentemente um mapeamento de disciplinas que abordam inovação e empreendedorismo ofertadas na Universidade. O levantamento identificou ao menos 26 disciplinas vinculadas a diferentes institutos ou faculdades da Unicamp, que são oferecidas para alunos da graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo a comunidade interna e externa da Universidade.
O objetivo do mapeamento foi facilitar a busca dos alunos interessados nessas pautas. A lista completa está disponível no site da Inova Unicamp.
Dessas disciplinas, a com nome de “Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo: Temas Contemporâneos”, cujos códigos internos AM037 (para graduação) e TP386 ( para pós-graduação), é de responsabilidade da diretoria da Agência de Inovação da Unicamp. Ela é oferecidas semestralmente para alunos da Unicamp e para estudantes especiais da universidade, de forma gratuita.
O curso apresenta temas como Noções de Propriedade Intelectual e licenciamento de tecnologias para inovação, ESG, Marco Legal da Startups, Canvas, Picth e Design Thinking, com atividades práticas. Além de abordar as possibilidades de incubação na Incubadora de Empresas de Base Científica e Tecnológica da Unicamp (Incamp) e de conexão com empresas do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, visando potencializar a inovação aberta.