20 de outubro de 2023 Mikio Kawai Júnior é eleito Empreendedor do Ano 2023 da Unicamp
O ex-aluno do Instituto de Economia (IE) e da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) comanda o Grupo Safira, uma das maiores empresas-filhas da Unicamp em faturamento e referência em inovação no setor de energia sustentável.
Texto: Christian Marra | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp
Na última quinta-feira, 19 de outubro, Mikio Kawai Júnior, CEO do Grupo Safira, subiu ao palco do 18º Encontro Anual Unicamp Ventures, realizado no auditório do Instituto Eldorado, dentro do campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para receber o troféu de Pessoa Empreendedora do Ano 2023, concedido pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp).
O ex-aluno do Instituto de Economia (IE) e da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) que agora é cofundador e CEO do Grupo Safira, havia subido ao palco minutos antes para receber outro troféu, desta vez como representante do Grupo Safira, empresa-filha da Unicamp vencedora do Prêmio Empreendedor da Unicamp 2023 na categoria Maior Crescimento (Scale-up). O Grupo Safira é uma das maiores empresas-filhas da Unicamp e, mesmo durante a pandemia, superou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento anual.
Ao receber o troféu de Pessoa Empreendedora da Unicamp pelas mãos do Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho (que representou o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, que se encontrava em viagem), Mikio demonstrou satisfação com o prêmio: “Fico muito feliz com esse reconhecimento, ele representa um sentimento de retribuição, que sempre tive pela Unicamp, cuja formação foi muito marcante em minha carreira”, comemorou. Além disso, ele ressaltou a importância das empresas contribuírem com a cultura de inovação no mundo acadêmico:
“Fico satisfeito em constatar que a cultura de inovação que estimulamos no Grupo Safira possa de alguma forma ser transmitida à Universidade. Penso que é muito importante que a iniciativa privada e a universidade estejam sempre próximas para uma sólida cooperação mútua e para o avanço de ambos na difusão dessa cultura de Inovação”, comentou Mikio ao final de seu discurso.
O Prêmio Empreendedor da Unicamp é aberto a todas as empresas-filhas da Unicamp que se inscrevem para concorrer em quatro categorias: Impacto Socioambiental, Inovação, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale-up). Os representantes das empresas vencedoras concorrem posteriormente ao grande prêmio de Pessoa Empreendedora do Ano, apresentando seus pitches durante a cerimônia do evento.
A trajetória do Empreendedor do Ano da Unicamp: da área financeira para a de energia
Mikio Kawai Júnior é ex-aluno do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, no qual cursou o seu mestrado, e da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da Unicamp, na qual defendeu sua tese de doutorado. Antes ele formou-se em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e começou a sua carreira atuando na área financeira de um banco norte-americano na capital paulista.
Em seguida, mudou-se para Campinas e iniciou o mestrado na Unicamp, ao mesmo tempo em que começou a trabalhar como trader de energia na CPFL. E foi a partir dessa experiência no setor energético que ele vislumbrou o seu potencial e realizou a primeira virada de rumo em sua trajetória: ao invés de permanecer no setor financeiro da CPFL, decidiu lançar-se em uma iniciativa no mercado atacadista de energia, uma novidade que estava nascendo na época.
Mikio permaneceu por seis anos e meio na CPFL. Alguns anos depois tomou a decisão de empreender e criou a Safira Energia para atuar no incipiente mercado livre de energia – um ambiente de compra e venda de energia, no qual os consumidores escolhem o próprio fornecedor e negociam as condições diretamente com as comercializadoras.
Da Safira Energia para o Grupo Safira
Desde a sua criação em 2008, a trajetória da Safira Energia, até se converter no Grupo Safira, foi de contínuo crescimento – e de várias “pivotagens” em seu caminho, ou seja, mudanças de rota de seus negócio, como o próprio Mikio descreve. Hoje o Grupo Safira é uma referência no setor de energia no país. Em 2020, durante a pandemia, essa empresa-filha da Unicamp superou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento anual. Para isso, foram necessários vários ajustes de rota pelo caminho, conforme as regras do setor energético foram mudando e conforme a tecnologia foi impactando o segmento.
“Nascemos como uma empresa clássica de compra e venda de energia. Hoje somos uma das principais protagonistas do ecossistema de energia e inovação no país, oferecendo um modelo de serviço com enorme potencial”, descreve Mikio.
Ao longo dessa trajetória, a Safira apostou em novos caminhos de acordo com as tendências do setor. Um deles foi a atuação em Geração Distribuída (GD) de energia, quando a empresa investiu, em meados de 2017, na geração de energia solar em escala ao construir uma fazenda solar, em parceria com uma startup (que foi posteriormente adquirida pela Safira).
Ainda com foco em inovação na oferta de serviços, o Grupo Safira é protagonista na introdução do conceito de energia por assinatura no país, também conhecido como “Energy as a Service” (EaaS), algo comum nos países com uma economia mais avançada.
Nesse modelo, os clientes contratam um serviço de energia sem ter que investir na infraestrutura ou em equipamentos. Isso favorece o uso de fontes renováveis (como a solar e a eólica) e a autonomia dos consumidores, que podem ser eles mesmos, inclusive, os produtores de energia. Mikio espera que esse conceito se torne mais disseminado, sobretudo entre os consumidores não corporativos, que ainda não vislumbraram totalmente as vantagens desse serviço:
“Nosso propósito é ajudar as pessoas a economizar no mínimo 10% de sua conta de energia através do consumo de energias renováveis, pelo modo digital. Mas ainda é preciso consolidar essa cultura, para muita gente isso é algo novo, o público ainda precisa conhecer melhor os benefícios e as vantagens desse serviço para ele se espalhar mais. Costumo comparar com serviços como o Uber e o Airbnb, que no começo todo mundo estranhou, mas aos poucos as pessoas ganharam confiança. Acredito que o mesmo vai acontecer no nosso setor de energia”, completa Mikio.
Com essa estratégia de apostar na inovação em seu DNA, o Grupo Safira vem colecionando prêmios e destaques em seu setor. Segundo a empresa informa, no Anuário Época Negócios 360° ela foi reconhecida como a mais inovadora do país no segmento de energia e foi eleita como a 2ª marca com maior visão de futuro no segmento de energia. Em 2021, a empresa passou a figurar no ranking das mil maiores empresas do país, elaborado pelo Valor Econômico.