Um método mais preciso para análises de reservas de hidrocarbonetos

Dany Rueda Serrano, Jorge Henrique Faccipieri Jr., Tiago Antonio Alves Coimbra, Caian Benedicto e Martin Tygel (da esq. para dir.).

Licenciamento exclusivo de patente BR102022015557-7

O método desenvolvido por pesquisadores da Unicamp e da Petrobras insere-se no campo do processamento de dados sísmicos. Esses dados são obtidos por meio de levantamentos sísmicos, cujo objetivo é obter informações detalhadas sobre as características geológicas, como a estrutura e a estratigrafia do subsolo. Isso é realizado utilizando ondas sísmicas para mapear as formações geológicas presentes abaixo da superfície da Terra. Esse tipo de levantamento é essencial para identificar novas reservas de petróleo e gás, bem como para gerenciar as reservas em produção.

Esse invento possibilita a construção de volumes de dados sísmicos contendo apenas informações associadas a eventos de difração. Esses eventos, geralmente obscurecidos por eventos de reflexão, desempenham um papel fundamental no processamento de dados sísmicos, permitindo a detecção de falhas e pequenas estruturas geológicas. Isso resulta em melhorias na qualidade e resolução das imagens sísmicas, conferindo maior confiabilidade à interpretação desses dados.

 

Inventores: Jorge Henrique Faccipieri Junior, Evaldo Cesário Mundim, Martin Tygel, Tiago Antonio Alves Coimbra, Dany Rueda Serrano, Caian Benedicto

Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Petrobras

Unidade da Unicamp: Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) e Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)

Empresa licenciada: Petrobras