TH Mais | Unicamp bate recorde nos investimentos em pesquisa com aumento de 244%

Foto mostra aumento de 244% com pesquisador negro mexendo em um equipamento metálico que é controlado por uma tela digital. O pesquisador está abaixado olhando para o interior do equipamento. Ao fundo há uma mesa e um quadro e ferramentas coloridas. Fim da descrição.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinou 73 convênios de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com empresas durante o ano de 2022, totalizando investimentos de mais R$ 249 bilhões voltados para pesquisa na universidade. O valor representa 244% a mais do que no ano anterior, sendo a maioria dos projetos de pesquisa destinados ao setor de Energia, Petróleo e Gás.

Além das parcerias entre a Unicamp e o setor empresarial, os indicadores da Inova destacam a multidisciplinaridade dos projetos de pesquisa e desenvolvimento, que envolvem mais de uma unidade, centro ou núcleo de pesquisa da Unicamp.

As parcerias também se estendem a outras Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), como é o caso do Centro de Pesquisa em Engenharia em Redes e Serviços Inteligentes (SMARTNESS), convênio de parceria assinado em 2022.

É um polo inédito na América Latina, para pesquisas que auxiliem na projeção e construção de infraestruturas de computação em nuvem e redes cognitivas orientadas por aprendizado de máquina e inteligência artificial, para o desenvolvimento da próxima geração de serviços de conectividade 5G e 6G.

O Centro teve origem de uma parceria entre a Unicamp, Ericsson e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com investimento de R$ 56 milhões, distribuídos ao longo de dez anos, e prevê a participação de diversos pesquisadores em 17 universidades parceiras.

Para saber mais sobre esses indicadores e outros resultados das atividades desenvolvidas pela Inova Unicamp em 2022, acesse o relatório na Biblioteca da Inova Unicamp.

Matéria publicada originalmente no portal TH Mais

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.