A Cidade On | Unicamp assina 73 convênios com empresas e bate recorde de R$ 249 milhões em pesquisas

Foto mostra aumento de 244% com pesquisador negro mexendo em um equipamento metálico que é controlado por uma tela digital. O pesquisador está abaixado olhando para o interior do equipamento. Ao fundo há uma mesa e um quadro e ferramentas coloridas. Fim da descrição.

Texto: Redação A Cidade On

Total é referente a 2022 e representa aumento de 244% em relação ao ano anterior; principal fonte vem do setor de energia, petróleo e gás

Unicamp informou nessa semana que assinou 73 convênios de pesquisa e desenvolvimento em parceria com empresas no ano passado. Com isso, a universidade de Campinas bateu o recorde e conquistou um total de R$ 249,4 milhões voltados para pesquisa. Segundo a instituição, o valor representa aumento de 244% em relação a 2021, sendo a maior parte dos projetos referente ao setor de energia, petróleo e gás. Em segundo lugar aparece a área de tecnologia da informação.

Para a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Agência de Inovação Inova Unicamp, o aumento no valor dos convênios de pesquisa e desenvolvimento pode ter diversos fatores associados, desde a expertise da Unicamp até os incentivos fiscais e de investimento obrigatórios para empresas da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Este foi o caso do setor de energia, petróleo e gás, que atendeu às exigências da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) do Brasil, a principal fonte de recursos para a execução dessas parcerias em 2022.

“Essas conquistas são o resultado de um trabalho intenso de incentivo das parcerias que podem gerar soluções para a sociedade com tecnologias da Unicamp. Como consequência, a Inova ainda coloca a Universidade no topo dos principais rankings, como os recentes destaques que recebemos no Ranking THE Impact 2023, divulgado pela Times Higher Education, em que a Unicamp ficou entre as melhores universidade brasileiras nos quesitos de inovação, relacionamento com a indústria e crescimento econômico”, explica Frattini.

Inovação e tecnologia

Além das parcerias entre a Unicamp e o setor empresarial, os indicadores da Inova destacam a multidisciplinaridade dos projetos de pesquisa e desenvolvimento, que envolvem mais de uma unidade, centro ou núcleo de pesquisa da Unicamp.

Dentre eles está um polo de excelência, inédito na América Latina, voltado a pesquisas que auxiliem na projeção e construção de infraestruturas de computação em nuvem e redes cognitivas orientadas por aprendizado de máquina e inteligência artificial, para o desenvolvimento da próxima geração de serviços de conectividade 5G e 6G.

Esse centro teve origem em uma parceria entre a Unicamp, a Ericsson e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), contando com um investimento de R$ 56 milhões, distribuídos ao longo de dez anos, e prevendo a participação de diversos pesquisadores de 17 universidades parceiras.

“Poucos programas oferecem financiamentos sustentáveis de tão longo prazo como o captado para o Smartness. Essa é uma grande oportunidade para fixar profissionais e talentos no Brasil, diante de um mercado tão aquecido na área”, afirma o professor Christian Rothenberg, docente da Feec (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) da Unicamp.

Propriedade intelectual

Entre os resultados apresentados no relatório estão as ações de incentivo à comunicação de invenções por alunos, pesquisadores e docentes da Unicamp. Uma parceria entre a Unicamp e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) foi firmada e terá duração de cinco anos, com objetivo estimular atividades que fortaleçam o ecossistema de inovação e a economia local.

“Com a retomada efetiva das atividades laboratoriais presenciais da Universidade, a agência voltou a intensificar os esforços na sensibilização sobre a importância da proteção da propriedade intelectual na Unicamp. A primeira ação tomada foi a assinatura do convênio de cooperação com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) com foco no uso qualificado de propriedade intelectual”, explicou o professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova.

A partir de uma maior difusão da cultura da propriedade intelectual, a instituição espera ampliar a geração de novos negócios, especialmente no contexto do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e no que diz respeito ao licenciamento dos ativos de propriedade intelectual protegidos na Universidade, o que inclui patentes, softwares, know-how e cultivares.

Em 2022, foram realizados eventos sobre o tema e uma pesquisa dentro da comunidade Unicamp, com 226 respostas voluntárias, em que 74% das pessoas demonstraram interesse na questão da propriedade intelectual e no uso dos serviços oferecidos pela Inova.

Proteção de pesquisas

No segundo semestre de 2022 também começou a primeira edição da campanha “Proteja sua Pesquisa, Garanta sua Inovação”, a fim de disseminar a importância da comunicação de invenções desenvolvidas na Unicamp.

A campanha ocupou as redes sociais nas principais entradas do campus de Campinas, sem falar dos 13 banners espalhados em diferentes pontos do campus. Segundo a Diretoria Executiva da Inova, como consequência da retomada das atividades presenciais de pesquisa, com a dedicação dos pesquisadores e parceiros, e das iniciativas da Inova, foram recebidas 55 comunicações de invenção no segundo semestre de 2022, um aumento de 145% em relação ao primeiro semestre. Atualmente, a Inova gerencia 1.298 patentes, sendo que, em 2022, foram depositadas 32 patentes e 100 patentes foram concedidas pelo Inpi. Neste ano, a campanha de fomento à proteção da propriedade intelectual na Unicamp já está ativa novamente, agora com banners espalhados pelo campus, apresentando tecnologias que se tornaram soluções para sociedade.

Texto publicado originalmente

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.