Campanha “Tem inovação, tem Inova Unicamp” conscientiza sobre a proteção da propriedade intelectual

Foto externa mostra banner da campanha de proteção da propriedade intelectual da Unicamp na esquina da rua Monteiro Lobato com a Avenida Albert Einstein, na Unicamp. Fim da descrição.
As ações da campanha ocorrem durante os meses de agosto, setembro e novembro e buscam incentivar docentes,  pesquisadores e alunos da Unicamp a comunicarem suas invenções para a Inova Unicamp.

Texto: Ana Paula Palazi | Foto: Kátia Kishi

Quem circula pelo principal campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) percebeu que ele recebeu novos banners de divulgação neste mês de agosto. A Agência de Inovação Inova Unicamp lançou oficialmente a campanha “Tem Inovação: Tem Inova Unicamp”, uma iniciativa que busca ampliar a conscientização sobre a importância da Proteção da Propriedade Intelectual (PI) desenvolvida na Universidade e incentivar os docentes e pesquisadores da Unicamp a comunicarem suas invenções.

A campanha se propõe a estimular a colaboração entre os acadêmicos da Unicamp e a Inova Unicamp, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade. O foco está em transformar os resultados das pesquisas em ativos valiosos, como patentes, registros de programas de computador e cultivares, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral, pelo impacto da inovação. 

Entre os serviços oferecidos pela Inova para a comunidade Unicamp está a avaliação estratégica da propriedade intelectual desenvolvida por docentes e pesquisadores da Universidade, o depósito de patentes e apoio ao registro de softwares, cultivares ou marcas institucionais da Unicamp e o apoio estratégico na formalização de convênios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com outras instituições públicas e privadas e empresas.

CONFIRA A PÁGINA “PROTEJA A SUA PESQUISA: GARANTA SUA INOVAÇÃO”

A campanha “Tem Inovação: Tem Inova Unicamp” acontecerá ao longo dos meses de agosto, setembro e novembro como um chamado aos docentes e pesquisadores da Unicamp para se engajarem na comunicação de suas invenções e descobertas para a Inova Unicamp. Neste mês, foram instalados 13 banners em todo o campus. Em novembro, está prevista a instalação da campanha nos arcos parabólicos da Unicamp, localizados nas duas principais entradas da Universidade.

Tem inovação na Unicamp, tem Inova Unicamp 

O tema escolhido para a campanha, “Tem Inovação: Tem Inova Unicamp”, ressalta casos reais de tecnologias da Unicamp, protegidas e licenciadas, que estão promovendo o ciclo da inovação, se transformando em soluções para a sociedade.

Essas tecnologias, nascidas do trabalho dos docentes e pesquisadores da Unicamp e transferidas pela Universidade por meio de licenças exclusivas, não exclusivas e cessões, fazem parte da vida das pessoas de diferentes maneiras, desde os alimentos que comemos ou que serão plantados até produtos e processos industriais que impactam o presente e o futuro da sociedade.

“A inovação não é apenas sobre novas invenções, mas também sobre garantir que essas criações impactem positivamente a sociedade. A campanha ‘Tem Inovação: Tem Inova Unicamp’ destaca nossa dedicação em transformar resultados de pesquisas em ativos concretos, alavancando a cultura da inovação em todas as áreas da universidade“, disse Ana Frattini, diretora-executiva da Agência de Inovação da Unicamp. 

Nos últimos anos, a Unicamp tem se destacado como uma das universidades mais inovadoras e empreendedoras do Brasil e da América Latina, graças, entre outros indicadores, ao investimento constante na proteção e transferência de suas tecnologias. 

A campanha “Tem Inovação: Tem Inova Unicamp” fortalece esse compromisso, incentivando os acadêmicos não apenas a gerar novos conhecimentos, mas também compartilhá-los de maneira estratégica com suporte da Inova. Os docentes e pesquisadores são chamados a participar ativamente do ciclo da inovação, construindo pontes entre o conhecimento e sua aplicação prática

Inovação a partir da comunicação de invenção

Uma dessas patentes licenciadas que gerou inovação é um processo para produção de gorduras de baixo teor de ácidos graxos saturados, low sat, que já é aplicada por uma das maiores empresas produtoras de alimentos do país, a Cargill, chegando à mesa de milhares de brasileiros e latino-americanos todos os dias.  

Na área de fontes de energia renováveis, destaca-se a tecnologia protegida da Unicamp para a produção de microrreatores, que está possibilitando avanços tecnológicos no desenvolvimento de carros movidos a hidrogênio a partir do etanol.  Dentre os programas de computador, registrados pela Inova, estão exemplos de ferramentas que melhoram processos gerenciais para a saúde ou são capazes de prever riscos em cenários de explosão na indústria fornecendo dados para orientar decisões e reduzir danos. 

Entre as proteções licenciadas também estão cultivares registradas com apoio da Inova, a partir de pesquisas realizadas na Universidade para o melhoramento nas espécies Baccharis trimera e Achyrocline satureioides – plantas medicinais conhecidas popularmente como carqueja e macela -, que estão ampliando a eficiência para cultivo comercial sem perder de vista a preservação dessas espécies. 

Os banners espalhados pelo campus da Unicamp, em Campinas, ainda contam com um código QR direcionado à página “Proteja sua Pesquisa: Garanta sua Inovação” no site da Inova. Nela, os inventores encontram conteúdos que explicam como a proteção das tecnologias não interfere na publicação acadêmica de resultados, por que a proteção com depósito de patente ou registro no caso de softwares e cultivares deve ser feita antes de qualquer divulgação dos resultados, como solicitar o apoio da Inova e o passo a passo dessa análise de comunicação de invenções.

A expectativa da campanha é ampliar o canal de comunicação entre inventores da Unicamp e a agência Inova para fomentar a proteção da propriedade intelectual e abrir portas para parcerias estratégicas, investimentos e desenvolvimento de novos produtos e processos, bem como de novas empresas e spin-offs, contribuindo para a competitividade nacional e o impacto positivo do ensino, pesquisa e extensão promovidos pela Unicamp.

VEJA OS BANNERS DA CAMPANHA “TEM INOVAÇÃO, TEM INOVA UNICAMP”:

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.