Evento de capacitação do Desafio Unicamp 2023 é sucesso de público com 194 espectadores

Mosaico com palestrantes presentes no Desafio Unicamp 2023. Fim da descrição.

Texto: Brener Pompêo | Foto de Divulgação

Participantes de quatro regiões do Brasil marcaram presença no Workshop virtual promovido pela Inova Unicamp com palestras de especialistas em inovação e empreendedorismo

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo de base científica e tecnológica, a Inova Unicamp realizou o maior workshop de capacitação do Desafio Unicamp. O evento contou com a participação de 194 pessoas online simultaneamente, um aumento de 21% em relação ao ano de 2022. O Workshop apresentou palestras sobre inovação, empreendedorismo, metodologia Lean Canvas e temáticas importantes como a sustentabilidade ambiental, social e de governança nos negócios (na sigla em inglês, ESG). O evento aconteceu no último dia 15 de abril e a gravação completa está disponível no canal do Youtube da Inova Unicamp.

O workshop é uma oportunidade para quem busca aprimorar conhecimentos, ter acesso a ferramentas para a criação de um negócio próprio, baseado em ciência e tecnologia, e se destacar na competição de modelagem de negócios da Unicamp. O Desafio Unicamp é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp há 13 anos e já capacitou mais de 3.480 pessoas

O evento contou com a participação da professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, que realizou a palestra de abertura da sessão e foi moderado por Kátia Kishi, supervisora de Comunicação na Inova Unicamp. Segundo Frattini, a missão da agência é “identificar oportunidades para promover atividades de estímulo à inovação e empreendedorismo, visando ampliar o impacto do ensino, pesquisa e extensão em favor do desenvolvimento do país”.

Entre as atividades realizadas pela Inova, está a gestão da propriedade intelectual desenvolvida na Unicamp, a transferência de tecnologia para empresas ou instituições públicas e a promoção da cultura do empreendedorismo, com o estímulo à criação de novos negócios, na gestão da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e do Parque Científico e Tecnológico

Na sequência, Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Inova Unicamp, explicou as regras da competição. Mariana deu dicas sobre como conduzir entrevistas com potenciais clientes, enfatizando a importância de uma escuta ativa. “A validação é muito importante, porque é ela que vai indicar se o seu modelo de negócios é viável ou não”, disse. 

Inovação nos negócios 

A patrocinadora da categoria Impacto Socioambiental do Desafio Unicamp 2023, a Fundação Educar esteve representada por Isabela Pascoal Becker, que trouxe o exemplo da Daterra Coffee, uma fazenda que inova na produção de café. Isabela enfatizou a importância de negócios sustentáveis e seu potencial para promover o desenvolvimento do país. 

“Negócios sustentáveis são aqueles que buscam aliar lucro com responsabilidade social e ambiental. Eles têm a capacidade de gerar empregos de qualidade, renda, proteger a biodiversidade e os recursos naturais, além de transformar positivamente a vida das pessoas e das comunidades”, afirmou Isabela.

Outro exemplo de transformação, apresentada no Workshop, foi a trajetória da empresa-filha da Unicamp Singular Seeds. Atualmente incubada na Incamp, a startup foi criada após a participação de Thiago Castro Felix e Caio Contiero Rosa no Desafio Unicamp, na edição de 2020.

A Singular Seeds desenvolve uma tecnologia para análise de qualidade de sementes, visando solucionar problemas encontrados no campo e ajudando a impulsionar a produção agrícola no Brasil. “Quando definimos o mercado do Agro, buscamos grandes validações para compreender como queríamos trabalhar e qual era o segmento que queríamos abordar Foi por meio dessa pesquisa que conseguimos ser finalistas do Desafio no ano de 2020” disse Rosa. 

Aprendendo a modelar um negócio

O ponto alto do Workshop foi a apresentação de Marcelo Nakagawa, renomado professor de Inovação, Empreendedorismo e Transformação Digital de diversas instituições de ensino, como Insper, Fundação Dom Cabral, FIA, Vanzolini e Unicamp e um incentivador do empreendedorismo no Brasil.

 “O modelo de negócio é muito importante para que as ideias se tornem um empreendimento. Existem ferramentas de organização do modelo de negócio que ajudam a mapear o processo de criação de uma empresa e fazem com que o empreendedor analise o impacto de sua inovação na sociedade”, afirmou. 

De acordo com Marcelo, a metodologia Lean Canvas é uma versão mais avançada do tradicional Business Model Canvas, permitindo que empreendedores iniciantes tenham mais precisão e flexibilidade na criação do seu modelo de negócio. 

Marcelo ainda destacou a importância de se descobrir quem é o cliente e qual o problema que está sendo resolvido, além de pensar em um negócio que tenha escalabilidade. E para aqueles que desejam participar do Desafio Unicamp, reforçou que o uso do Lean Canvas é obrigatório, pois é uma ferramenta dinâmica e viva, permitindo ajustes ao longo do tempo.

Patrocinadores e Apoiadores

Os patrocinadores da 13ª edição do Desafio Unicamp incluem diversas empresas renomadas do setor de educação e consultoria, como a Fundação Educar, FM2S – Educação e ConsultoriaClarkeModetInstituto EldoradoBaita Aceleradora3M.

Além disso, o evento conta com o apoio de importantes instituições do ecossistema empreendedor, como Campinas Tech, Fundação Fórum CampinasLiga Empreendedora, Núcleo CampinasUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do ABC (UFABC)Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas,  Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e Incamp.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.