ACidade On | Pesquisadores da Unicamp desenvolvem método para reciclar cascas de laranja

Foto colorida de frutos de laranja em pomar. Fim da descrição.
Foto: Antonio Scarpinetti – SEC Unicamp

De acordo com a pesquisa, item corresponde a 40% do peso da matéria-prima usada na produção de sucos de frutas cítricas

Você sabia que a casca de laranja corresponde a 40% do peso da fruta cítrica? A falta de uso do produto é um dos grandes desafios da ndústria de sucos. Para solucionar o problema, pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram um método para reciclar e reaproveitar a casca da laranja, transformando o produto em um material de valor econômico agregado à produção.

De acordo com a instituição, os pesquisadores adaptaram um método de extração de pectina, que utiliza ácido cítrico, para ser empregado em cascas de laranja. Com isso, é possível aproveitar esse tipo de {bra solúvel presente no resíduo.

“A pectina solúvel em água é muito utilizada pela indústria alimentícia na fabricação de produtos como geleias, compotas e outros doces”, informa a pesquisa.

Além disso, a equipe também foi capaz de extrair xilana do resíduo restante, uma substância que pode ser convertida em xilo-oligossacarídeos, que são carboidratos com características probióticas que promovem a alimentação de bactérias benéficas à saúde presentes na flora intestinal.

A presente invenção contribui para a redução dos impactos ambientais relacionados ao descarte das cascas de laranja no meio ambiente e ao resíduo químico gerado pelas indústrias para produção de pectina e xilo-oligossacarídeos”, afirma Manoela Martins, doutoranda em engenharia de alimentos pela Unicamp.

Matéria publicada em ACidade On.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.