59,4% das empresas-filhas da Unicamp estão próximas da Universidade

Foto mostra uma mulher branca, na faixa dos 50 anos de cabelos castanhos na altura dos ombros. Ela veste uma camisa amarela e um blazer bege. Também está na foto um homem branco na faixa dos 50 anos de terno preto e camisa branca. Fim da descrição.
A pesquisa colaborativa com a Unicamp é a principal forma de relacionamento entre as empresas-filhas e a Universidade. Os dados são da Inova Unicamp que lançou o Relatório de Empresas-filhas de 2022 em seu site.

Texto: Kátia Kishi | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

As empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão em expansão e a proximidade geográfica com a Universidade é destacada nessa relação. Ao todo, 91,6% estão sediadas no Estado de São Paulo e destas 45,4% estão na cidade de Campinas, onde se localiza o principal campus da Unicamp. Outras 10,6% mantém suas matrizes nas demais cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que inclui Paulínia, onde fica o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp e 3,4% registram sedes na recém-criada Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), onde estão localizados os campi de Piracicaba e Limeira da Unicamp.

Dados antecipados do Relatório de Empresas-filhas da Unicamp, mapeados pela Agência de Inovação Inova Unicamp, também mostram crescimento no faturamento das empresas-filhas em 20,6%, chegando a R$ 19,3 bilhões,  e aumento de 14,5% de empregos diretos gerados,  atingindo o total de 44.624 empregos em 2022. Os dados completos, com casos de sucesso de empresas-filhas, foram publicados hoje em Relatório pela Inova Unicamp, com acesso e download gratuito do ebook na  biblioteca da Inova.

A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Agência de Inovação da Unicamp, comenta que, apesar do aumento em 162 novas empresas-filhas cadastradas, o salto em faturamento e empregos veio das empresas de grande porte, como o Grupo Safira, que atua no setor de energia e desde 2020 fatura mais de R$ 1 bilhão com atuação no exterior. Leia mais nesta matéria. 

Assim como o Grupo Safira, 20% das empresas-filhas da Unicamp destacaram expandir seus negócios internacionalmente, seja exportando (33,6%) ou com escritório no exterior (17,51%) ou com outro tipo de atuação. 

O professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova, comenta que a internacionalização demonstra a maturidade do ecossistema empreendedor da Unicamp, com empresas que vêm se consolidando em diversos nichos de mercado. Mas, mesmo com essa expansão, a maioria delas (59,4%) ainda opta por permanecer ou manter suas matrizes perto da Unicamp

O professor explica que essa aproximação com a Unicamp é benéfica tanto para a Região, gerando renda e empregos, quanto para a Unicamp e para as empresas-filhas, especialmente as de base tecnológica:

“A concentração das empresas-filhas próximas aos campi da Universidade também contribui para a continuidade da interação dos ex-alunos e de seus negócios com a Unicamp. A contratação de alunos e os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são as vantagens mais mencionadas pelas empresas-filhas para sua interação com a Unicamp”, avalia Lopes.

A pesquisa colaborativa com a Unicamp foi destacada por 19% das empresas do ecossistema neste ano. O número representa um leve aumento em relação ao período anterior, quando 14% declararam parceria em P&D com a Unicamp, e está associado ao aumento de empresas-filhas instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp que firmaram convênios com a Universidade.

Rose Ramos (CEO) e Pablo Gottifredi - CTO da MatchIT (esq. para dir.)

Rose Ramos (CEO) e Pablo Gottifredi – CTO da MatchIT (esq. para dir.)

Uma dessas empresas é a MatchIT, fundada em 2021 e que está, desde o início, dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp com objetivo de se aproximar da comunidade para executar um convênio de pesquisa com a Unicamp. A startup fornece uma plataforma inteligente para conectar equipes especialistas em serviços de Tecnologia da Informação (TI) com os desafios de outras empresas, respondendo com agilidade à dor de quem contrata com quem oferece as soluções.

Para aperfeiçoar a plataforma, a startup conta com investimento anjo, investimento privado e financiamento do programa de fomento Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PIPE FAPESP), além de uma parceria em P&D com o Instituto de Computação (IC) da Unicamp. Ambos os convênios de P&D e com a FAPESP foram aprovados em julho de 2022.

“O financiamento do PIPE FAPESP chancela a qualidade do nosso trabalho, ao trazer a assinatura da FAPESP e seu prestígio. Já o convênio com o IC Unicamp – que tem mediação da Inova – nos dá acesso ao RECOD.AI, laboratório que representa a vanguarda em Inteligência Artificial na América Latina”, afirma a ex-aluna da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, Rose Ramos, CEO e cofundadora da MatchIT.

 

Mais dados no Relatório de Empresas-filhas da Unicamp de 2022

Esses são alguns dos dados e empresas-filhas destacados no Relatório de Empresas-filhas da Unicamp deste ano. O Relatório reúne os principais dados gerados pelo mapeamento anual realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp.

É possível se aprofundar nesses dados e acessar outros resultados como investimento, internacionalização e relacionamento com outras empresas-filhas e a Unicamp no Relatório completo, disponível para download em formato ebook: www.inova.unicamp.br/biblioteca 

 

Sobre a Inova Unicamp

A Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade e atende a todos os campi. A Agência de Inovação da Unicamp foi criada em 2003, com o objetivo identificar oportunidades e promover atividades que estimulam a inovação e o empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.

A Agência apoia a comunidade na proteção da propriedade intelectual da Unicamp, na transferência de tecnologia, na consolidação de convênios de Pesquisa e Desenvolvimento com o setor empresarial e no fomento ao empreendedorismo com sua incubadora e programas de relacionamento institucional e capacitação.

Para saber mais, acesse os serviços em: www.inova.unicamp.br 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.