Comitiva da Casa Civil visita a Inova para conhecer ecossistema de inovação da Unicamp

três mulheres e três homens brancos estão intercalados atrás do letreiro da Agência de Inovação da Unicamp, que possui o texto inova escrito em letras que se conectam e num degradê de cores que vão do verde ao azul. Ao fundo a sede da Inova, um prédio cinza com telhado marrom. Fim da descrição.
O objetivo foi apresentar a estrutura da Agência de Inovação da Unicamp e o funcionamento do Parque Científico da Universidade, bem como de sua Incubadora.

Texto e fotos: Ana Paula Palazi

Uma comitiva da Casa Civil da Presidência da República esteve presente na Agência de Inovação Inova Unicamp, nesta quarta-feira (03), para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A equipe foi recebida pela diretora-executiva da Inova, professora Ana Frattini, juntamente com o diretor-executivo associado da Agência, professor Renato Lopes.

A visita teve como objetivo apresentar a estrutura da Inova Unicamp, com seus programas de proteção à propriedade intelectual, transferência de tecnologias e fomento ao empreendedorismo e à inovação. Na reunião também foi apresentado à comitiva o projeto de expansão do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

A professora Ana Frattini explicou como se dá a gestão do Parque e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), e como esses espaços possibilitam o desenvolvimento de novas empresas e a interação delas com outras já consolidadas, que permanecem com projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em parceria com a Universidade.

“Entendemos ser importante apresentar esses resultados para a sociedade e, principalmente, para órgãos como a Casa Civil da Presidência da República que tem uma posição de Estado. Acreditamos que esse contato direto com as instituições, onde a inovação acontece, pode fazer diferença na tomada de decisões”, pontua Frattini.

A equipe ministerial foi composta pelo Subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Thiago Meirelles; pela Subchefe Adjunta de Política Econômica da Casa Civil da Presidência da República, Talita Tormin Saito; e pela assessora na Casa Civil, Andressa Mares. O encontro também contou com a presença do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, José Gontijo.

Após uma foto oficial registrada em frente ao letreiro da Inova Unicamp, na sede da Inova, a comitiva se dirigiu aos prédios do Núcleo e do Soma dentro do Parque da Unicamp, onde conheceu o funcionamento e a atuação de empresas instaladas no espaço. Thiago Meirelles explicou que visitar estruturas como a da Unicamp beneficia o trabalho da Casa Civil no acompanhamento e formulação de políticas públicas estratégicas para o país.

Andressa Mares, Talita Tormin Saito e Thiago Meirelles (Casa Civil), profa. Ana Frattini (Inova), José Gontijo (MCTI), prof. Renato Lopes (Inova) e Jacklyn Reis (Grupo Idea!)

“A estrutura existente na Unicamp e as propostas de projeto para os próximos anos são bastante significativas para o desenvolvimento do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia, com a geração de empregos de alta qualidade e remuneração. Poder visitar esse ecossistema da Unicamp é importante para que tenhamos cada vez mais políticas públicas para toda a sociedade e todo cidadão”, disse o subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil.

O secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, destacou ainda que o Brasil é o 13º maior produtor de publicações de pesquisa, mas no ranking de inovações está muito aquém de seu potencial: “Nosso ministério tem prezado muito em como transformar pesquisa em inovação. A Unicamp é uma das universidades mais renomadas do Brasil tanto do ponto de vista de conhecimento científico quanto de transformação em riqueza. A ideia da visita foi conhecer um pouco mais sobre o funcionamento desse ecossistema”, comenta José Gontijo.