Agro prevalece e emplaca dois vencedores na Final do Desafio Unicamp

A imagem é um print da final do Desafio Unicamp 2022 em que estão um integrante de cada time vencedor da competição. As três pessoas da imagem estão lado a lado em uma colagem.

As equipes PBF Nutrientes e B-Nano desenvolveram modelos de negócios focados no setor do agronegócio. Os times venceram nas categorias melhor modelo de negócios e impacto socioambiental, respectivamente, durante a final do Desafio Unicamp 2022.

Texto: Caroline Roxo 

A área da agricultura emplacou dois vencedores, entre três categorias, no Desafio Unicamp 2022, competição de modelos de negócios baseados nas tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A escolha dos vencedores foi realizada na última quinta-feira, 30 de junho, em evento online que reuniu 216 participantes.

A PBF Nutrientes foi a grande vencedora da categoria melhor modelo de negócios.  Avaliado por uma banca de investidores e especialistas, o time apresentou um modelo de negócios para desenvolvimento, produção e comercialização de um  bioestimulante natural, voltado para o crescimento e proteção de plantas frente às mudanças climáticas. O mercado inicial vislumbrado pela PBF Nutrientes para seu produto foi o de produtores de cana-de-açúcar e um dos grandes diferenciais do time foi apresentar uma produção baseada na economia circular.

Já o time B-nano foi escolhido pela banca como vencedor na categoria maior impacto socioambiental com um produto baseado na nanotecnologia para conter pragas e proteger a plantação da degradação prematura, com foco no pequeno e médio produtor. O grupo se destacou na categoria Socioambiental por impactarem sete, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), atingindo positivamente os pilares sociais, econômicos e de meio ambiente. 

O terceiro vencedor da competição foi o time NanoSilver, contemplado pelo voto popular como melhor pitch da noite. O time apostou no mercado de bem-estar e cosméticos. Baseado na tecnologia de nanopartículas de prata, elaborada na Unicamp, o grupo desenvolveu um modelo de negócios para produção e venda de um spray para assepsia das mãos, voltado inicialmente para o mercado das escolas infantis. O produto se diferencia do álcool em gel por ser a base de água, portanto, não é tóxico.

O Desafio Unicamp é um programa de desenvolvimento de habilidades empreendedoras, que tem duração de 4 meses, com mentorias acadêmicas, empresariais, internacionais, capacitação de Lean Canvas e impacto socioambiental, além de treinamentos de pitch. Os finalistas passaram por duas fases de avaliação antes de serem selecionados para apresentar o pitch na final do programa. A diretora-executiva da Inova Unicamp, professora Ana Frattini, abriu o evento e trouxe dados inéditos da competição. 

“Nesta edição do Desafio nós tivemos participantes das 5 regiões do Brasil e, até por isso, a gente partiu para a decisão de manter o Desafio todo remoto, garantindo a participação e a entrada de pessoas de todas as regiões. E isso foi inédito para nós. Foram mais de 180 inscritos, com mais da metade das pessoas sendo de fora da Unicamp, de outras instituições de ensino e pesquisa. Nós ficamos muito felizes de levar o incentivo para criação de empresas de base tecnológica para todas as regiões do país”, esclarece Frattini.  

A edição de 2022 também trouxe uma novidade aos participantes, em parceria com a Fundação Educar, foi adicionado na premiação e na abordagem dos times a categoria Impacto Socioambiental. Para isso, todas as equipes trabalharam em propostas de empresas que estivessem em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e receberam notas pelos posicionamentos. O time melhor avaliado venceu nesta categoria e vai receber o valor de 3 mil reais para cada integrante do time. 

“Como uma das principais empresas do grupo DPaschoal, do qual a Fundação Educar faz parte, é a DaTerra, uma empresa 100% sustentável, pensamos em ampliar essa atuação e incentivar ações futuras ligados à sustentabilidade. Foi aí que surgiu o nosso interesse em atuar junto à Inova e ao Desafio Unicamp 2022”, conta Osmael Quintana, Diretor Financeiro da Fundação Educar.

Equipes vencedoras 

Categoria Melhor Modelo de Negócios: PBF Nutrientes 

O time PBF Nutrientes é formado por três integrantes, sendo Camila Didio Rodrigues Chaves, geóloga e mestranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Camila Fernanda Waltero Orjuela, doutora pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Marcelo Domingos, mestre pela Universidade Estadual de São Paulo (USP) e doutor pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) . 

Mentor acadêmico: Gabriel Perli

Categoria Impacto Socioambiental: B-nano

Anderson do Espírito Santo Pereira, Estefânia Vangelie Ramos Campos, Jhones Luiz de Oliveira e Leonardo Fernandes Fraceto são doutores pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e junto com o aluno de mestrado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rodrigo Felipe Cano, formam o time B-nano. 

Mentor acadêmico: Leonardo Fernandes Fraceto, também membro da equipe.

Voto Popular: NanoSilver

A NanoSilver é composta por quatro estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Érica Mendes dos Santos e Kátia de Pádua Silva são alunas do doutorado. Já Julia Cedran Coco e Luiza Aparecida Luna Silvério estão no mestrado.

Mentor acadêmico: Raluca Savu

Banca Avaliadora 2022

A banca de jurados que avaliou os picthes da final do Desafio Unicamp 2022 foi composta por:

  • Bruna Seixas Tourinho, Diretora do UniAngels
  • Carlos André Guimarães, Diretor Executivo na Matera
  • Osmael Quintana, Diretor Financeiro da Fundação Educar
  • Oswaldo Fernandes, Sócio-fundador da Baita
  • Paula Louzada, Head de Marketing da FM2S
  • Sidney Castro, Corporate Venture Capital na Valetec

Sobre o Desafio Unicamp 2022

Em sua 12ª edição, a competição já capacitou mais de 3.3 mil pessoas em modelagem de negócios e, em 2022, traz o estímulo à diversidade e novidades em sua premiação. Todas as atividades serão desenvolvidas de forma online. A competição é a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.

Os patrocinadores da 12º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, Matera, ClarkeModet, Via Consulting, Instituto Eldorado e Baita Aceleradora.

Os apoiadores da 12º edição do Desafio Unicamp são:  Agência Unesp de Inovação, Campinas Tech, Fundação Fórum Campinas, Incamp, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.