22 de junho de 2022 ACidadeON | Docente da Unicamp desenvolve banco de conteúdo autoral para curso online de inglês
Objetivo inicial era oferecer aos alunos da graduação e pós-graduação um curso online de inglês.
Foto: Thomas Marostegan
Os professores do IEL foram responsáveis por criar o banco de conteúdo autoral do curso e por desenvolver a disciplina ministrada de forma virtual.
Uma das responsáveis pelo desenvolvimento, a professora Denise Bértoli Braga, explica que o banco de conteúdo elaborado na Unicamp buscou privilegiar textos pequenos e não datados, privilegiando textos acadêmicos.
“Criamos o curso buscando alinhar o estudo independente à prática textual, com uma lógica da leitura em tela e linguagem digital, privilegiando textos acadêmicos e de divulgação científica para nossos alunos”, explica Denise.
Os professores criaram um banco de conteúdo diverso, que permitiu o desenvolvimento do curso de inglês online com metodologia própria.
O curso possui 24 aulas, com seis módulos, que foram agrupados por critérios gramaticais, sendo que três módulos discutem problemas recorrentes para leitores no nível da sentença: verbo, formação de palavras (prefixos e sufixos) e adjuntos adnominais complexos.
De acordo com Denise, esse método faz com que o aluno tenha um estudo de qualidade.
“Oferecemos ao aluno um material de apoio com glossário e apostila gramatical, além de respostas sugeridas pela equipe pedagógica para os exercícios. Também explicamos a parte estratégica que foi utilizada para a resolução das questões. Esse método permite que o aluno tenha um estudo independente de qualidade”, afirma a docente.