Inscrições prorrogadas para o Desafio Unicamp 2022

A imagem mostra seis estudantes conversando durante a realização do Desafio Unicamp de 2019. Duas mulheres brancas estão de lado, onde vemos apenas metade do rosto delas, dois estudantes negros estão de frente, e dois estudantes homens brancos também estão posicionados de lado. Todos eles estão conversando a respeito do Desafio Unicamp e estão usando as camisetas da competição, de cor verde e de cor azul. Fim da descrição.

Aproveite a última oportunidade para se inscrever no Desafio Unicamp 2022 e concorrer aos diversos prêmios oferecidos.

Texto: Caroline Roxo | Foto: Gabriela Neves

Atendendo a pedidos de alunos e acadêmicos, as inscrições para o Desafio Unicamp 2022 foram prorrogadas até o dia 4 de abril (segunda-feira). O Desafio Unicamp, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, é gratuito e online. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se inscrever em equipes de 3 a 5 participantes no Desafio Unicamp, uma competição de empreendedorismo, tecnologia e inovação com premiação de até R$ 30 mil.

O objetivo da competição é capacitar pessoas interessadas em empreender para que possam criar novos negócios sustentáveis baseados em tecnologias da universidade. Para isso, ao longo de três meses serão oferecidos workshop, palestras, mentorias e oficinas que auxiliem os participantes a avançarem no desenvolvimento de um plano de negócios.

Durante a competição, os times inscritos desenvolvem um modelo de negócio a partir de uma lista de tecnologias da Unicamp disponibilizada pela organização e escolhida pela equipe. O Desafio está em 12º edição e traz uma nova proposta para o ano de 2022: a competição quer estimular a criação de negócios de base tecnológica com viés sustentável.

Em parceria com a Fundação Educar,Desafio Unicamp 2022 irá oferecer uma premiação extra de 3 mil reais para cada membro do time que se destacar na categoria Impacto Socioambiental, com a proposta de ações sociais, ambientais e/ou de governança que se apoiem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a construção de um modelo de negócios para uma startup.

INSCRIÇÃO

Para se inscrever, é preciso formar um time de 3 a 5 pessoas que podem ser de qualquer parte do Brasil ou do exterior. O programa aceita graduandos, recém-formados, mestrandos, doutorandos e até docentes e pesquisadores.

Os interessados podem fazer a inscrição no site do projeto.

CONFIRA OS PRÊMIOS DA COMPETIÇÃO

O Desafio Unicamp oferece o prêmio no valor de 3 mil reais para cada membro do time vencedor, além de certificado, acesso gratuito por 1 ano à plataforma de treinamentos oferecida pela patrocinadora FM2S e possibilidade de aceleração da startup sem custos, oferecida pela Baita Aceleradora, outra patrocinadora da competição.

Em parceria com a Fundação Educar, o Desafio Unicamp 2022 também irá oferecer uma premiação de 3 mil reais para cada membro do time que se destacar na categoria Impacto Socioambiental. Essa categoria é nova na competição e será trabalhada desde a primeira entrega do documento Lean Canvas, com a proposta de ações sociais, ambientais e/ou de governança que se apoiem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção da startup proposta no documento.

Todos os times que apresentarem o pitch na final do evento podem concorrer nas duas categorias, tanto na categoria geral de avaliação da banca quanto na nova categoria de Impacto Socioambiental. Os vencedores serão escolhidos por uma banca avaliadora, composta por profissionais convidados.

Os patrocinadores da 12º edição do Desafio Unicamp sãoFundação Educar, FM2S – Educação e ConsultoriaClarkeModetVia ConsultingInstituto Eldorado e Baita Aceleradora.

Os apoiadores da 12º edição do Desafio Unicamp são:  Agência Unesp de InovaçãoCampinas TechIncampLiga EmpreendedoraNúcleo CampinasParque Científico e TecnológicoUniversidade Federal do ABCUniversidade Federal do Rio Grande do Sul