EBC | Unicamp desenvolve oleogel que substitui gorduras trans e saturadas

Foto da professora Rosiane, uma mulher branca que veste jaleco branco e máscara preta de proteção, está em laboratório da Unicamp com bancadas de mármore com frascos de vidro. Na frente da pesquisadora há uma garrafa de óleo de linhaça. Fim da transcrição.

Pesquisadores desenvolveram um oleogel a partir de óleo vegetal líquido para substituir gorduras saturadas e trans usadas na indústria de alimentos

Publicado originalmente em Brasil Rural

Para falar sobre o oleogel desenvolvido por pesquisadores da Unicamp, o Brasil Rural conversou com a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Rosiane Lopes da Cunha.

O produto usa óleos vegetais e ceras de sementes de girassol ou casca de frutas vermelhas.

De acordo com a professora, o oleogel tem como objetivo substituir as gorduras trans e saturadas em alimentos industrializados, que causam prejuízos à saúde.

“A ideia é que a gente consiga substituir a gordura animal e diminuir a quantidade de gordura saturada, mesmo que seja gordura vegetal”, esclarece a professora

Ouça a entrevista aqui.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.