12 de julho de 2021 Telemedicina: a ‘alavanca virtual de Arquimedes’ que movimenta a área médica durante a pandemia
A patente “Método de Telemedicina para o acompanhamento remoto e em tempo real de procedimentos médicos”, depositada por um grupo de docentes e pesquisadores do Laboratório de Bioinformática (Labi) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi contemplada em 2021 com o Prêmio Inventores (Modalidade Patente Concedida), pela Agência de Inovação (Inova) da Unicamp.
Os inventores da Unicamp e Unioeste, Wu Feng Chung, Huei Diana Lee, Claudio Saddy Rodrigues Coy, Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono, Raquel Franco Leal juntamente com os pesquisadores Weber Shoiti Resende Takaki, Leandro Augusto Ensina e Newton Spolaôr , contribuíram para o processo de concessão da patente e esta é um dos fruto da cooperação de quase duas décadas entre ambas as instituições, e que consiste no desenvolvimento de pesquisas com interface computacional e médico-cirúrgica. No total, a parceria já rendeu 8 patentes e 13 registros de software.
“Gerar pesquisas com a preocupação de também desenvolver produtos que sirvam à saúde da população, da prevenção ao diagnóstico, é uma das principais características do nosso grupo. Na realidade, esse é o grande sonho de todo pesquisador”, afirmaram os docentes da Unioeste, Wu Feng Chung e Huei Diana Lee, em entrevista especial para a FCM.