Pitchsampa busca projetos para inovar serviços públicos de SP

Fonte: O Estado de São Paulo

A iniciativa Pitchsampa, que tem como objetivo estimular propostas inovadoras para otimizar o serviço público paulistano, está com as inscrições abertas. Os projetos devem ser baseados a partir de software livre e códigos abertos e podem ser apresentadas por MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.

Na primeira etapa, serão selecionados três ideias que irão concorrer ao prêmio final de R$ 74 mil para colocar a solução em prática. Mais informações estão disponíveis no site do programa que é promovido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).

O Pitchsampa busca alternativas inteligentes para atender duas demandas do serviço público. Uma delas é a criação de um sistema automatizado para avaliar qualidade de atendimento do SP156, portal de atendimento por telefone da Prefeitura. O outro desafio é a elaboração de uma ferramenta tecnológica que permita o monitoramento, gestão e avaliação em tempo real das unidades de Telecentros municipais, garantindo suporte mais ágil a esses equipamentos.

Na etapa semifinal, as três melhores soluções apresentadas participam de uma imersão para desenvolvimento de uma prova de conceito. Em seguida, receberão R$ 6 mil para aprimorar os projetos. Além da quantia em dinheiro, contarão com a mentoria de servidores e gestores públicos especialistas. Dentre eles, analistas de planejamento e desenvolvimento organizacional, tecnologia da informação, inclusão digital e outras ferramentas de inovação.

Para os interessados em elaborar inovações para a capital paulista, o Pitchsampa é também uma oportunidade de ter acesso a dados e informações de programas realizados pelo município e ter o trabalho divulgado nos canais de comunicação da Prefeitura de São Paulo. As inscrições para o projeto, que acontece com o apoio da Endeavor Brasil e o Brazil Lab estão abertas até o dia 29 de maio.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.