Melhoramento genético de cana-de-açúcar para produção de etanol

Fornecimento não exclusivo de know-how

A tecnologia permite, por meio do melhoramento genético, produzir variedades comerciais de cana-de-açúcar e cana energia. No Brasil, a cana-de-açúcar é empregada, majoritariamente, para produção de açúcar e etanol de 1o geração, além de constituir a principal fonte renovável da matriz energética. Já a Cana energia é um cultivar selecionado por apresentar maior conteúdo de fibra do que sacarose em sua composição, o que permite a produção do etanol de 2o geração (lignocelulósico) bem como a produção de bioquímicos e energia elétrica por co-geração ou queima total da biomassa.

Pesquisadores: Prof. Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, Dr. Marcelo Falsarella Carazzolle, Dra. Luciana Souto Mofatto, Dr. Eduardo Leal Oliveira Camargo Karina Yanagui de Almeida e Leandro Costa do Nascimento.

Unidade: Instituto de Biologia (IB)

Empresa: Biocelere Agroindustrial (Granbio)

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.