1 de novembro de 2018 Multinacional Ingredion vem à Unicamp em busca de parcerias
Foto: Professor Julian Martínez apresenta tecnologias que foram licenciadas pela Inova Unicamp em workshop na FEA
Por Thais Oliveira
No dia 31 de outubro, aconteceu na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp o “Workshop FEA – Ingredion”. O objetivo do encontro foi de promover uma aproximação entre a multinacional Ingredion e a FEA para prospecção de parcerias de Pesquisa e Desenvolvimento. A Agência de Inovação Inova Unicamp também esteve presente na reunião, sendo representada pelo professor da Faculdade de Tecnologia e assessor da diretoria da agência, Rangel Arthur.
O Workshop
O workshop foi divido em 2 períodos: pela manhã, houve palestras de diversos professores, coordenadores de graduação, pós-graduação, assim como uma apresentação institucional com Anna Paula Viana, representante da Ingredion. Pela manhã ainda, o Professor Julian Martinez, da FEA, apresentou as tecnologias desenvolvidas na Unidade e que foram licenciadas por empresas, com o suporte da Agência de Inovação da Unicamp. No período da tarde, os participantes da Unicamp puderam marcar reuniões individuais com profissionais de diversas áreas da empresa.
“O papel da Inova é fundamental para reunir os chamados ‘atores de inovação’, focando nas áreas de principal interesse da empresa e fazendo uma pré-seleção das tecnologias que melhor se adequam à demanda. Pudemos perceber que os inventores da FEA, que fizeram suas apresentações durante o Workshop, têm uma sintonia muito fina com as demandas do mercado, o que induz facilmente à celebração de convênios para novas pesquisas e também projetos para desenvolvimentos complementares de patentes”, relata Rangel.
Sobre a Ingredion
A Ingredion é uma empresa de origem norte-americana cuja missão é tornar grãos, frutos e vegetais em produtos de valor. Eles têm uma grande preocupação com a inovação em âmbito interno e externo, motivo para terem criado centros de inovação em todos os continentes, os “Ingredion Idea Labs”.
Nesses centros, são desenvolvidas pesquisas nas áreas de acessibilidade, experiência sensorial, saúde e nutrição, rótulos limpos e produtos simples. Baseado nesse perfil, a empresa veio a Unicamp com o objetivo de buscar parcerias para alavancar o meio alimentício.