Unicamp recebe reunião do Projeto SOLA

Texto e foto: Marina Nania

A Agência de Inovação Inova Unicamp recebeu nesta semana os representantes de 8 universidades europeias e latino-americanas para a reunião do Projeto SOLA (Spin-Off Lean Acceleration). Idealizado pela RedEmprendia – rede de empreendedorismo universitário – e cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, o SOLA é um projeto de cooperação internacional que visa fortalecer a atuação das instituições de ensino na aceleração de spin-offs e startups de base tecnológica.

Entre os dias 27 e 29 de novembro, técnicos de incubadoras e centros de apoio ao empreendedorismo das universidades parceiras do Projeto se reuniram na Casa do Professor Visitante (CPV) para discutir o desenvolvimento de uma nova metodologia de aceleração de startups. O evento contou, ainda, com apresentações do diretor da DERI (Diretoria de Relações Internacionais da Unicamp), Prof. Mariano Francisco Laplane, e do diretor-executivo da Inova Unicamp, Prof. Newton Frateschi.

No dia 28, o grupo recebeu os sócios da Rubian, startup incubada na Unicamp que atua na obtenção de extratos vegetais de alta qualidade utilizando-se de processos inovadores e sustentáveis, para aplicar a ferramenta de aceleração que está sendo desenvolvida, o Lean Acceleration Canvas. Os sócios da empresa, Eduardo Aledo e Márcio Lopes, apresentaram seu modelo de negócio, e, sob orientação do especialista da Università della Calabria Domenico Greco, os participantes levantaram questões a respeito das finanças, internacionalização e marketing da startup.

Além da Unicamp, participaram do evento a Universidade de São Paulo; a Universidade do Porto, de Portugal; a Universidade de Santiago de Compostela e Universidade Autônoma de Madrid, da Espanha; a Universidade EAFIT e Universidade de Antioquia, ambas da Colômbia; e Universidade da Calábria, da Itália.

Mais informações sobre o programa, acesse: http://spinoffleanacceleration.org/es

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.