3D Class é vencedor na Software Experience 2016

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Thomaz Marostegan

A tecnologia 3D Class foi a grande vencedora da competição de Pitch – breve apresentação dos modelos de negócios para investidores – entre desenvolvedores, realizada durante a segunda edição da Software Experience, (SWXP), feira que busca divulgar os software da Unicamp para empresas e investidores. O evento foi realizado na Casa do Lago da Unicamp, no último dia 9 de junho, e teve como atrações ainda palestra, mesa-redonda e exposição dos programas de computador desenvolvidos na unidade e empresas parceiras.

Rodrigo Dias Takase, que desenvolveu o software 3D Class com o docente Eduardo Galembeck, foi o responsável por apresentar o programa de computador aos investidores presentes. A equipe recebeu, além de troféu e certificados, uma quantia em dinheiro, que foi uma das novidades desta edição. “É muito importante divulgar as tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da universidade e que nem sempre se tornam de conhecimento do público”, defendeu Takase. O software vencedor é uma ferramenta educacional que permite maior engajamento e aprendizado dos alunos, seja presencialmente ou no ensino a distância e recria o ambiente de uma escola virtual. Ou seja, permite ao usuário entrar na classe de uma disciplina, sentar em uma carteira e estudar através de slides, vídeos, áudios e quizes, ganhando pontos e competindo com os colegas.

Também participaram da competição os software BCSPO (a identificação da vazão de gás em uma bomba centrífuga em regime de escoamento multifásico -, NFCP (Nomograma Fuzzy para o Câncer de Próstata) – software que combina os dados fornecidos pelos exames, para predizer o estadiamento patológico do câncer de próstata – e SITGD () – que pode ser aplicado em, promovendo a cooperação entre profissionais da saúde. Além destes programas de computadores, também estiveram expostos na feira: o APOGEO (Analisador de partículas e formas geométricas); o PVTPetro; e o EPLIT (Employee Perception to Assess Lean Implementation Tool).

Cerca de 150 pessoas – entre alunos da Unicamp, desenvolvedores da região e interessados em inovação tecnológica –  marcaram presença na segunda edição da Software Experience (SWXP), feira que busca divulgar os software da Unicamp para empresas e investidores. O evento foi realizado na Casa do Lago da Unicamp, no último dia 9 de junho, e teve como atrações palestra, mesa-redonda, competição de Pitch, exposição de programas de computador desenvolvidos na unidade e empresas parceiras.

“O evento tem crescido muito e já estamos pensamos em levá-lo para um espaço ainda maior no próximo ano. Estamos bem felizes por isso“, afirmou o Professor Milton Mori, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, que fez a abertura do evento, deu as boas-vindas ao público presente e agradeceu aos patrocinadores, apoiadores e participantes desta edição.

Mori ressaltou também a importância da etapa de capacitação para o evento, que incluiu um treinamento em Business Model Canvas (BMC) e em Pitch. “Buscamos com este evento mostrar os software desenvolvidos dentro dos laboratórios e leva-los aos investidores”, completou Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual da Inova, durante a abertura.

O público presente no evento pode também assistir a uma palestra sobre “Análise de dados de mídia social na diferenciação de startups”, ministrada por Cláudio Santos Pinhanez, gerente de Social Data Analytics da IBM e PhD em Media Arts and Sciences pelo Media Lab do MIT, que mostrou como a análise de informações presentes nas redes sociais e dos padrões de compartilhamento de posts podem ser um fator determinante para o sucesso de empresas e de personalidades. Pinhanez ainda expôs como exemplos de sucesso aqueles que têm maior número de seguidores e likes em suas páginas e que são considerados os maiores influenciadores das redes sociais Facebook e Twitter: Cristiano Ronaldo e Katy Perry, respectivamente.

Ainda com o intuito de estabelecer padrões nas redes sociais, o gerente da IBM ressaltou ainda o case das manifestações nas redes sociais sobre o jogo da final da Copa do Mundo de 2014, no qual mostrou uma análise minuto a minuto dos comentários sobre a vitória da Alemanha por 7X1 contra o Brasil. Outro case relevante foi o da foto do menino Sírio que morreu naufragado, tentando fugir da guerra, imagem que viralizou na internet e recebeu inúmeros compartilhamentos nas redes sociais. “Várias imagens semelhantes já haviam sido postadas antes desta, mas aquela, em especial, entrou no imaginário das pessoas e não sabemos exatamente o porquê”, aponta.

Buscando mostrar o papel feminino no empreendedorismo de base tecnológica, foi realizada uma mesa redonda sobre o tema “Mulheres no mundo da tecnologia”, mediada por Tatiana Pezoa, CEO da TrustVox, e que contou com a participação da professora Cláudia Bauzer Medereios, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp e vencedora do Google Women na categoria TI; Carolina Bonturi, sócia-fundadora da startup CoaShe, plataforma de mentoria para mulheres que atuam na área de tecnologia; e Sílvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária. Elas abordaram, por meio de suas atuações e experiências, a importância da inserção feminina no setor. “De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, produtos desenvolvidos por equipes diversificadas vendem muito mais do que aqueles criados por equipes homogêneas. É economicamente importante que as mulheres participem disso”, frisou Cláudia. O evento contou também com um simulador de voo, atividades interativas e com possibilidade de ampliar networking com empresas do segmento. Participaram com estandes a Informática de Municípios Associados (IMA), a Griaule Biometrics e a Virtual Avionics.

Mais sobre esta edição

A SWXP é organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e tem como patrocinadores a Griaule Biometrics, a Matera Systems, a Embraer, a IMA, o Instituto de Pesquisas Eldorado e CAPES. A Casa do Lago, a Incamp, a Virtual Avionics, a FM2S, a Trust Vox, a Softex Campinas e a FEEC são apoiadores do evento.

Mais informações sobre o evento em: www.inova.unicamp.br/softwareexperience

Veja as fotos do evento na flickr da Inova.

Assista aos vídeos das tecnologias aqui