17 de maio de 2016 Incubados têm dia intenso de capacitações
Texto e foto: Juliana Ewers
Os incubados da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) tiveram a terça-feira marcada por capacitações para auxiliá-los a alavancar seus negócios.
No período da manhã, o Sebrae concluiu mais um módulo do Programa de Capacitação Empresarial. Sob o comando de Taís Camargo, consultora de marketing, representantes das empresas incubadas trabalharam em cima de duas demandas sugeridas por eles mesmos: pesquisa de mercado e abordagem de clientes.
A primeira parte da capacitação esclareceu a importância da coleta de informações no mercado para orientar e facilitar a tomada de decisões na empresa.
Para isso, a consultora Taís indicou que as empresas façam uso tanto de dados já disponíveis quanto de dados fornecidos por pesquisas elaboradas pelas empresas. “As empresas precisam comparar dados secundários com dados primários, e entender como transformar essas informações em ações e resultados positivos para a empresa. Outro ponto importante: é necessário refazer a pesquisa com frequência”, argumenta.
Outras formas de pesquisa sinalizadas por Taís foram: cliente oculto, visitas aos concorrentes, conversas com outros atores do setor e a observação do comportamento de outras pessoas ao comprar produtos substitutos. “O que a gente vê nem sempre é o que o cliente está vendo, por isso precisamos estar atentos a todas essas interações”, afirma.
No que tange a abordagem de clientes, a consultora trabalhou muito em cima da organização de vendas e na divulgação dessas empresas. “O representante da empresa precisa saber o que ele vende em três ou quatro palavras. Mesmo que seja algo muito técnico, ele precisa simplificar. Se forem necessárias sete páginas para descrever seu produto, ele já perdeu o cliente. Porque até mesmo o pessoal técnico não vai para ler e descobrir o que ele vende”, explica.
Plano de negócio
À tarde, a professora da Unicamp Maria Ester Dal Poz esteve com os incubados para finalizar o curso de Plano de Negócios. Ao todo, foram cinco encontros realizados, com o objetivo de auxiliar os incubados na estruturação de suas empresas.