Solvian lança Plataforma de Internet Industrial

Solução baseada em arquitetura IoT (Internet das Coisas) possibilita a gestão e manutenção preditiva de máquinas e utilities em tempo real

A Solvian, empresa líder no Brasil em soluções para o controle de operações em campo, acaba de lançar a plataforma Solvian MachineFlow que realiza a gestão de máquinas e utilities em tempo real.

O MachineFlow é baseado em arquitetura IoT (Internet das Coisas) e coleta dados por meio de sensores microprocessados de baixo custo, distribuídos em um barramento imune a ruídos. Estes sensores realizam leituras de diversas variáveis e se comunicam com um gateway que envia os dados para um servidor em nuvem.  A plataforma emprega técnicas de machine learning e algoritmos de análise de espectro nos fluxos de dados obtidos, gerando probabilidades de falhas das máquinas monitoradas e alertas em tempo real para os gestores.

“Com o MachineFlow, é a própria máquina que avisa quando precisa de manutenção”, afirma o diretor-geral da Solvian, Benedito Fayan. “O MachineFlow aumenta os índices de disponibilidade e de vida útil dos equipamentos e diminui significativamente os custos de manutenção preventiva das instalações industriais” explica o executivo.

Um estudo conduzido pela McKinsey Global Institute aponta que a IoT terá um valor econômico entre US$ 4 trilhões e US$ 11 trilhões em 2025, equivalendo a cerca de 11% da economia mundial. Segundo o instituto, os fornecedores e empresas usuárias que se adaptarem mais rapidamente às novas tecnologias de IoT serão as que obterão os maiores ganhos. O estudo analisou 150 casos de uso da Internet das Coisas, que vão desde pessoas com dispositivos para monitorar a saúde até fabricantes que utilizam sensores para otimizar a manutenção de equipamentos.

Sobre a Solvian

A Solvian é uma empresa de tecnologia especializada em soluções para controle em tempo real de operações em campo. Opera com ferramentas para controle e gestão de embarque e desembarque em plataformas onshore e offshore, soluções para gestão de frotas, além de tecnologia para o gerenciamento de equipes.

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.