Participantes da SWXP 2016 recebem treinamento em modelagem de negócios

Texto e foto: Vanessa Fujihira

Os desenvolvedores inscritos na segunda edição da Software Experience participaram, na última sexta-feira, 6 de maio, de um treinamento da metodologia Business Model Canvas (BMC), com o objetivo de proporcionar as ferramentas necessárias para construção de um modelo de negócios baseado nos software desenvolvidos por eles, despertando uma visão mais mercadológica para as tecnologias.

O evento foi ministrado por Virgílio Marques do Santos e Murilo Marques dos Santos, fundadores da plataforma de educação online FM2S, empresa apoiadora da SWXP 2016. A próxima etapa de capacitação dos participantes é o treinamento de Pitch, que será ministrado no próximo dia 13 de maio, por André Fossa, empreendedor e criador da Agenda Pet. Na ocasião, os desenvolvedores serão capacitados para criar uma apresentação breve e atraente dos modelos de negócios desenvolvidos durante o programa.

 

Sobre a SWXP 2016

A Software Experience é uma feira de software que busca reunir os desenvolvedores de programas de computador registrados em nome da Unicamp com investidores e representantes de empresas da área de Tecnologia da Informação (TI). O evento também conta com palestras relacionadas ao mercado de TI, atividades tecnológicas interativas e com uma competição de pitch entre os desenvolvedores da Unicamp.

A SWXP ocorre este ano no dia 9 de junho na Casa do Lago da Unicamp. A programação completa pode ser conferida aqui.

A iniciativa, em 2016, é patrocinada pela Griaule Biometrics, a Matera Systems, a Embraer e a Informática de Municípios Associados (IMA). Os apoiadores são a Incamp, a FM2S, a Casa do Lago e a Virtual Avionics.

 

A metodologia BMC

A metodologia de modelagem de negócios Business Model Canvas foi desenvolvida na Universidade de Stanford por Alexander Osterwalder e propõem uma ferramenta prática de gerenciamento estratégico do negócio e validação de hipóteses de mercado. O BMC consiste em 9 passos, que devem ser preenchidos em forma de um painel pelos empreendedores, sendo completados a partir do lado direito para o esquerdo. Informações sobre segmentos de clientes, relacionamento com clientes, canais de distribuição, proposta de valor, atividades chave, recursos chave, rede de parceiros, fluxos de receitas e estruturas de custos devem estar presentes na avaliação de quem pretende empreender.