9 de março de 2016 Abertas inscrições para o programa Model2Market
Texto: Carolina Octaviano
Foto: divulgação
A RedEmpredia, rede iberoamericana de empreendedorismo universitário da qual a Unicamp faz parte, está em busca de projetos inovadores e com potencial social e econômico desenvolvidos por alunos, recém-formados, pesquisadores e docentes das universidades parceiras para participarem do Model2Market, programa voltado para o fortalecimento destas propostas, visando a implementação no mercado. As inscrições podem ser efetuadas até 15 de abril, pelo site da iniciativa.
Para participar, os interessados devem encaminhar o currículo da equipe, o resumo do modelo de negócios, um vídeo Pitch, o canvas de modelo de negócio, documento que comprove a relação de, pelo menos, um integrante da equipe com a instituição de ensino participante da rede, além da ficha de inscrição preenchida. A organização vai selecionar os 100 melhores projetos para participarem do Model2Market.
Além do apoio recebido, os empreendedores terão a oportunidade de apresentar seu modelo de negócio na Pitch Competition do Spin 2016, evento idealizado também pela RedEmprendia com intuito de difundir a cultura empreendedora e que é considerado o maior de empreendedorismo universitário. Com júri formado por profissionais que atuam no ramo de investimentos e no âmbito do empreendedorismo na universidade, o evento pretende reunir cerca de duas mil pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, em Santiago de Compostela, na Espanha. Os participantes poderão ainda concorrer a prêmios de 100.000 euros.
Spin 2014
Na última edição do Spin, realizada em outubro 2014 na Cidade do México, a Unicamp foi representada pela equipe GuardPet, formado pelos alunos Marco Antonio Benevides, Geraldo Ferraresi, Matheus Antônio Scussel, e Rodrigo Rosa da Silva. Eles adotaram um modelo de negócio a partir de tecnologia de Identificação por Radiofrequência, desenvolvida no Instituto de Computação da Unicamp, para ajudar na localização de animais perdidos, através da utilização de etiquetas NFC (Near Field Comunication) acopladas na coleira do animal. O projeto foi o vencedor na categoria Júri Popular. “É uma responsabilidade enorme para a nossa equipe representar a Unicamp, as entidades que participamos e o nosso país. A vitória no Spin tem um impacto positivo diretamente em todo o ecossistema empreendedor de Campinas”, afirma Linhares, que foi o responsável por apresentar o Pitch do modelo de negócios adotado pelo grupo.
Para saber mais sobre o Model2Market, acesse: http://www.spin2016.org/pt/m2m
Outras informações sobre o Spin 2016, clique aqui.