19 de fevereiro de 2016 Showcase Pro (2014)
SISTEMA E MÉTODO PARA GERAÇÃO DE CONTEÚDO EM LÍNGUA DE SINAIS POR AGENTE TRIDIMENSIONAL
Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp desenvolveram um sistema e método capaz de gerar conteúdo em língua de sinais, por meio de um agente tridimensional. A tecnologia proporciona obter uma animação em tempo real de um modelo tridimensional computadorizado, na qual se pode criar uma representação de um intérprete virtual da linguagem brasileira de sinais. “Refere-se a um sistema e método para gerar conteúdo na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e apresentá-lo utilizando agente virtual. O agente virtual é um avatar modelado e animado utilizando técnicas de computação gráfica”, afirma o Professor José Mario De Martino, que desenvolveu a tecnologia em parceria com a Doutora Wanessa Machado do Amaral e que deu continuidade no aprimoramento da tecnologia, contando com o apoio dos pesquisadores Enzo Telles Poeta, Ângelo Benetti e Leandro Guertzenstein Angare e também dos alunos Lucas Borges Moreira de Souza e Carolina Monteiro Ferreira.
A tecnologia, que compreende um programa de computador e um método, teve sua patente depositada em outubro de 2011 e foi licenciada, com contrato de não-exclusividade, pela empresa ShowCase PRO em 2014, com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, que ofereceu suporte para o pedido de patente e também para o licenciamento. “A Inova auxiliou oferecendo suporte técnico e jurídico para a confecção do pedido de patente. Adicionalmente, a Inova intermediou solicitações e conduziu negociações envolvendo o licenciamento da tecnologia”, explica o Professor De Martino. Rafael Augusto Peressinoto, da ShowCase PRO, comenta que o auxílio da Inova foi importante para viabilizar o licenciamento da tecnologia. “A Inova cuidou de todos os trâmites legais e administrativos para o licenciamento. A interação foi bem transparente e descomplicada”, completa.
Peressinoto ressalta ainda que o interesse maior pelo licenciamento da tecnologia deu-se pelo estágio de desenvolvimento da tecnologia – patenteada e com prova de conceito – e por causa do viés inovador que ela representa. “A ShowCase PRO desenvolve produtos e soluções para emissoras de televisão, sendo especializada em acessibilidade. Um produto inovador em linguagem de sinais se encaixa no nosso portfólio de produtos e soluções”, diz. Na opinião dele, embora a tecnologia ainda não esteja disponível no mercado e acessível ao público, há uma real possibilidade de mercado para ela. “Acreditamos que há espaço no mercado brasileiro, principalmente pela exigência e regulamentação da acessibilidade no setor audiovisual. O desenvolvimento ainda não começou porque estamos buscando financiamento junto a órgãos de fomento”, revela Peressinoto.
O Professor De Martino conta ainda que a ideia inicial da tecnologia foi a de estabelecer um mecanismo ágil e flexível para geração de conteúdo em língua brasileira de sinais, mas que, por se tratar de uma tecnologia versátil, apresenta outras áreas possíveis de aplicação. “Há várias aplicações para a tecnologia. Avaliamos que estas aplicações podem gerar produtos de interesse para o mercado, tais como a geração de legenda de libras para programação televisiva, tradução de materiais escritos (como livros, manuais, mensagens, etc) originalmente em português para libras e tradução de conteúdo web para libras”, elenca.
SOBRE A SHOWCASE PRO
ShowCase Pro é uma empresa que atua na área de Tecnologia de Informação, com Software Embarcado, fundada em 2010 e presente nas cidades de São Paulo e Campinas. Com 47 funcionários, a empresa preza pelo trabalho focado na experiência do usuário, na simplicidade de manutenção e confiabilidade, entregando soluções em áreas que abrangem software embarcado, TV Digital, acessibilidade, legendagem oculta, audiodescrição, TVs conectadas, reconhecimento de fala e aprendizado de máquina. Para mais informações, acesse http://www.showcasepro.tv/.