Amcham promove encontro do comitê estratégico de P&D na Unicamp

Texto: Juliana Ewers

O Comitê Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento da Amcham (Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos) esteve hoje na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para conhecer o trabalho da Agência de Inovação junto às empresas-filhas e incubadas.

Para tal, o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Milton Mori, e o gerente da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), Walter Wascheck Neto, receberam o grupo e apresentaram detalhes sobre os modelos de incubação e o processo pelo qual passam as empresas até tornarem-se graduadas.

A Unicamp possui hoje 286 empresas-filhas ativas no mercado. Deste total, 43 são graduadas da Incamp e outras 21 encontram-se em processo de incubação.

“Quem tiver interesse, deve encaminhar projeto para o edital de fluxo contínuo e aguardar a seleção. Só não abrigamos mais empresas por falta de espaço, mas nossa ideia é conseguir dobrar o número de incubadas futuramente”, afirma Mori.

Wascheck Neto explicou que as propostas das empresas são avaliadas de acordo com os seguintes critérios: formal, que diz respeito ao cumprimento das exigências do edital, e viabilidade técnica. Depois disso, os documentos passam por uma banca de seleção e, se as empresas forem aprovadas, assinam o contrato.

“Durante a incubação, a equipe da Incamp faz o acompanhamento da maturidade das empresas em cinco eixos principais. São eles: gestão, mercado, tecnologia, capital e desenvolvimento pessoal”, explica o gerente.

Para saber mais sobre a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, leia relatos da experiência das empresas no site: www.incamp.unicamp.br