2 de fevereiro de 2016 Projetos da Unicamp são selecionados para o RedEmprendia Solutions
Texto: Carolina Octaviano
Foto: divulgação
A empresa Repsol, companhia energética que busca inovações nas áreas de “Exploração e Produção de Petróleo e Gás” e “Novos sistemas para geração e armazenamento de energia, selecionou quatro projetos de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a segunda fase do RedEmprendia Solutions, iniciativa que conta com o apoio do Santander Universidades. As propostas aprovadas se inserem em dois desafios tecnológicos lançados pela empresa: “Micro/nano-sensores autônomos para monitorar propriedades fisico-químicas em locais afastados e complicados”e “Novas tecnologias de recuperação de fluidos em sistemas porosos”. O programa é promovido pela RedEmprendia, rede universitária ibero-americana que visa promover a transferência de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo e é composta por 28 instituições de ensino superior de 8 países.
Liderada pela docente Rosângela Barros Zanoni Lopes Moreno, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), em resposta ao primeiro dos desafios, foi escolhida a pesquisa intitulada “Recovery Methods in Carbonate Fields: Surfactant-Polymer Flooding”. Em respostas ao segundo dos desafios propostos pela Repsol, a empresa selecionou outros três projetos da Unicamp: “Development of Autonomous Micro Sensors based on Energy Harvesting”, liderado pelo também professor da FEM Auteliano Antunes dos Santos Júnior; “In-situ spectroscopy apparatus for remote sensing of chemical structure and kinetic processes in harsh environments”, apresentado pelo docente do Instituto de Química (IQ), Rene Alfonso Silva; e, por último, a proposta “Nanostructured Electronic Tongue to Remote Sensing in Harsh Environments”, liderada por Antonio Riul Júnior, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW).
Cada uma das quatro propostas da Unicamp vai receber financiamento para desenvolver os seus projetos, bem como assessoria por parte da equipe de pesquisadores da Repsol. Os melhores projetos selecionados passarão para a terceira fase do programa. A iniciativa também selecionou um projeto desenvolvido pela Universidade do Porto, em Portugal.
Colaboração Universidade-Empresa
O RedEmprendia Solutions promove a P&D colaborativa através de convocatórias aos pesquisadores e docentes das universidades para desenvolverem soluções aos desafios científico-tecnológicos. A primeira convocatória do RedEmprendia Solutions, liderada pela Repsol, recebeu, no total, 26 propostas de sete universidades de Portugal, Espanha e da América Latina.
Sobre a Repsol
A Repsol Sinopec atua no Brasil desde 1997 e concentra suas atividades no setor de exploração e produção de petróleo, tendo sido responsável pela maior descoberta já feita no pré-sal da Bacia de Campos. O principal objetivo da companhia em Pesquisa e Desenvolvimento é desenvolver a próxima geração de tecnologias que permitirão reduzir os desafios de explorar, desenvolver e operar campos do pré-sal em águas ultra profundas. Os investimentos em P&D se dividem nas seguintes áreas: operações offshore; materiais e corrosão; tecnologias de poços; iluminação do subsolo; e caracterização de rochas e fluídos.