10 de dezembro de 2015 Rede Inova São Paulo realiza curso de Valoração de Ativos Intangíveis
Texto: Marina Nania
Fotos: Adriana Pavanelli
Foi realizado, nos dias 9 e 10 de dezembro, na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, o curso de Valoração de Ativos Intangíveis. A capacitação aconteceu no âmbito da Rede Inova São Paulo – grupo que reúne os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de vinte e nove entidades do estado de São Paulo e que visa prestar apoio às instituições participantes na realização de parcerias com empresas em projetos inovadores, a promoção de melhores práticas de transferência de tecnologias e na formatação de projetos de inovação. O curso, no qual estiveram presentes cerca de 55 profissionais de 28 entidades da Rede, foi ministrado por Daniel Eloi, da Pris, e representa o primeiro entre os módulos de capacitação avançada que serão oferecidos pelo programa.
O Professor Milton Mori, diretor da Rede Inova São Paulo e diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, ressaltou, na abertura do evento, a importância da Rede no estímulo ao crescimento dos NITs do estado de São Paulo e propôs aos presentes que levantassem a bandeira da proatividade em suas instituições. “Iniciativas como esse curso têm o objetivo de ampliar a sinergia entre os NITs da Rede Inova São Paulo, os preparando para melhor promover a inovação em suas instituições”, afirma.
“É definir um valor para viabilizar uma negociação de transferência de tecnologia”, explica Eloi, sobre o conceito de valoração de ativos intangíveis. O especialista, que intercalou a exposição do material teórico com diversos exercícios de cálculo de valoração de ativos intangíveis, aproveitou a ocasião para convidar os participantes a compartilharem suas experiências com o tema e concluiu que os NITs podem se beneficiar ainda mais das técnicas expostas no curso – uma vez que os participantes constataram que as principais aplicações da técnica em suas instituições são o apoio à negociação, à decisão de investimento em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e à gestão do portfólio de patentes, e a contabilização de ativos intangíveis.
Dentro da temática “valoração de intangíveis”, as aulas abordaram ainda as questões de avaliação versus valoração de tecnologias, aplicações e benefícios da valoração, os fatores que determinam o valor de uma tecnologia, as fontes de incerteza e as diferenças entre o valor de uma tecnologia e o de uma patente.
“O estudo da valoração é fundamental para amadurecer os processos de negociação dos NITs. Esse curso é o primeiro passo para que se comece a tratar a questão com mais profissionalismo”, confirma Nereide de Oliveira, gestora do departamento de contratos e propriedade intelectual do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e participante da capacitação.
O curso marcou também o lançamento do site da Rede Inova São Paulo e de sua página no Facebook, espaços onde interessados podem obter mais informações sobre o Programa e as capacitações realizadas. O site, a organização dos cursos de capacitação e todas as atividades da Rede Inova São Paulo são uma iniciativa do Projeto Inova Capacita, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq).