Fawke é vencedora do Prêmio Santander de Empreendedorismo 2015

Texto: Adriana Pavanelli

Fotos: divulgação

A Fawke, empresa pré-incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológico da Unicamp (Incamp), foi a vencedora da 11ª edição do Prêmio Santander Universidades, na categoria Empreendedorismo. Concorrendo com 24 mil projetos universitários, a pesquisa da Fawke concorreu com outros 14 projetos finalistas e sagrou-se como uma das cinco vencedoras desta categoria. Os responsáveis pelos 21 projetos ganhadores, em todas as categorias, receberam R$ 100 mil para cada proposta vencedora – quantia que representa mais de 2 milhões – e uma bolsa na Babson College, instituição norte-americana que é considerada uma das mais empreendedoras do mundo.

“O prêmio Santander Universidades é um dos mais importantes prêmios de apoio a ciência e empreendedorismo dentro das Universidades brasileiras. Sendo assim, essa premiação representa muito para nossa equipe e para a Universidade, já que nos dá uma maior visibilidade além de nos possibilitar dar continuidade para o desenvolvimento do projeto. O prêmio ainda é um grande reconhecimento da qualidade de trabalho feito na Unicamp”, defende Bruno Bosch Volpe, que, sob a orientação da Professora Angela Luzo, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), desenvolveu sua pesquisa buscando avaliar a adesão de células-tronco do mesênquima (tecido embrionário) em fios de sutura. Os resultados indicaram que os fios de sutura com essa células-tronco proporcionam melhor cicatrização e recuperação in vivo.

Com foco na comercialização dos fios de sutura, formou-se a Fawke, empresa que apresenta como proposta, além da rápida recuperação a diminuição nos custos dos hospitais – graças à redução das complicações pós-cirúrgicas e, consequentemente, a redução de tempo de internação do paciente. Além de Volpe, a startup é formada também por Marina Alves Machado, Maria Fernanda Toledo e Vítor Sarti, da Engenharia Química da Unicamp, e por Joel Souza, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Com esta mesma tecnologia, o grupo foi participante da última edição do Desafio Unicamp, competição de modelos de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp. 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.