18 de novembro de 2015 Projetos de Exatas e Tecnológicas são avaliados no Congresso de IC
Aluno tem trabalho avaliado durante Congresso de Iniciação Científica
Texto: Carolina Octaviano
Fotos: Adriana Pavanelli
No último dia 17 de novembro, foram avaliados os Projetos das áreas de Exatas e Tecnológicas que concorrem ao Prêmio Inova de Iniciação à Inovação, que tem como objetivo valorizar alunos e docentes da Unicamp que desenvolveram pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade. As avaliações aconteceram durante o XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e foram feitas por profissionais com ampla experiência em empreendedorismo e inovação tecnológica. Participaram como avaliadores Marcos Ferretti, sócio-fundador da Pósitron, e Michel Cusnir, diretor de negócios da AsGa Systems.
Ferretti defende a qualidade dos projetos apresentados e o potencial inovador que eles possuem. “Todos eles têm potencial para gerar uma melhoria em tecnologias que já existem. Sem dúvida, os trabalhos cumprem bem com a função de iniciação científica e de inovação. Os alunos me pareceram muito motivados, cientes e instruídos sobre o assunto. Todos queriam vender seu peixe”, afirma o empreendedor.
Avaliadores avaliam o potencial de mercado dos trabalhos expostos
Já Cusnir acredita que as tecnologias analisadas podem ser implementadas no mercado, em breve. “Achei vários trabalhos bem interessantes. Para potencial de mercado, há trabalhos bem relevantes. Alguns têm potencial de se tornarem produtos, rapidamente”, completa.
No segundo dia do Congresso, vão ser avaliados os projetos da área de biológicas que concorrem à premiação. Além disso, a Agência de Inovação Inova Unicamp participa do evento com um estande onde o público pode conhecer melhor e tirar dúvidas sobre as áreas atendidas e participar de um sorteio de curso de Green Belt oferecido pela FM2S.
Mudanças no Prêmio de Iniciação à Inovação
Em 2015, o Prêmio Inova de Iniciação à Inovação passa a premiar, além dos alunos, os professores orientadores dos respectivos projetos selecionados. Este prêmio, uma iniciativa da Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com a Reitoria, é voltado para os projetos PIBITI e também outros projetos de desenvolvimento tecnológico ou de inovação em colaboração com empresas.
Os docentes, que recebiam anteriormente apenas um certificado, agora passam também a receber o prêmio em dinheiro. O valor do Prêmio é de R$ 3 mil para o aluno e R$ 3 mil para o docente orientador, como forma de incentivo à sua participação e à continuidade de pesquisas inovadoras. São agraciados com a premiação um projeto de cada uma das áreas (Tecnológicas, Exatas e Biológicas).
Saiba mais sobre o Prêmio Inova de Iniciação à Inovação: https://www.inova.unicamp.br/premioinova/