3 de novembro de 2015 Finalistas do Inova Jovem participam da última capacitação do programa
Texto e fotos: Juliana Ewers
Prestes a enfrentar cara à cara a banca de avaliadores, no próximo dia 12 de novembro, os finalistas do Programa Inova Jovem 2015 participaram no sábado passado da última capacitação antes da final da competição: o Treinamento de Pitch.
Ministrado por Carlos Gondo, atual professor da Extecamp (Escola de Extensão da Unicamp), com anos de experiência na IBM e na HP; o workshop compilou uma série de dicas para que os alunos possam se preparar para a apresentação final.
Pitch: o discurso de elevador
Conforme explicado por Gondo, o Pitch consiste em uma apresentação sucinta em que o apresentador objetiva “despertar interesse, prender a atenção do espectador e sair com uma reunião marcada”. “Como se você entrasse em um elevador com um potencial investidor e ao chegar no andar em que deseja você tivesse conseguido vender a sua ideia”, diz.
Tudo seria basicamente resumido na frase: Minha empresa (A) está desenvolvendo (B) para a ajudar (C) a resolver o problema (D).
Para tal, é preciso usar linguagem de vendas e saber persuadir seu ouvinte. “É como entrar na mente do outro, fazê-lo compreender o que você diz e perceber como aquela oportunidade é boa”, afirma.
Nesse contexto, a apresentação deve seguir como um roteiro, em que são apresentados os seguintes aspectos: a Oportunidade, considerando sempre do ponto de vista de quem escuta o que o apresentador diz; a Solução; os Diferenciais; e a Proposta da empresa.
“No mercado, ninguém investe em conceitos. Quanto mais robusta e aplicável for a sua solução, mais aberta a entende-la seu investidor estará”, avalia Gondo.
O primeiro minuto
É nesse instante que o apresentador ganha – ou perde – seu espectador. Por isso, é preciso pensar muito bem por onde começar. É crucial que o conteúdo seja interessante e traga informação efetivamente nova para a plateia, a ponto de prender sua atenção e instiga-la a continuar ouvindo.
Contar histórias
Para melhorar o entendimento do espectador, a melhor saída é contar histórias pois isso ajuda na forma com que as pessoas recebem aquele determinado conteúdo.
Proposta adequada
Seja franco e direto. Diga onde você está hoje, passe credibilidade e bom planejamento.
Outras dicas
- Prepare-se previamente para a sua apresentação
- Mostre segurança. Faça contato visual com o público. Não olhe para pontos cegos nem fique lendo slides
- Não enrole
- Adote visual e roupas clean. O que você diz é que precisa chamar a atenção
- Treine antes e desprenda-se da ansiedade do momento
- Slides em cores harmônicas e que utilizem imagens coerentes ao assunto
- Adote textos curtos nos slides e, obviamente, o uso correto do português
- Fontes clássicas para evitar desconfiguração dos slides em outros computadores
- Tamanho da fonte acima de 30 pt
- Saia de números isolados e prefira tabelas em sua apresentação
- Preocupe-se com associação de cores. Exemplo: vermelho, amarelo e verde remetem na nossa cabeça diretamente às mensagens semafóricas (pare, atenção e siga). Isso pode conduzir a pessoa a esse tipo de associação.
- Vídeos podem ser bons aliados
- Excesso de informação pode ser prejudicial, porque significa atenção dividida. Tome cuidado.
“Saber apresentar é um conhecimento muito importante para subir na carreira. Acho muito importante que eles passem por esse tipo de capacitação”, finaliza Gondo.
As seis equipes finalistas do Programa Inova Jovem 2015 – Onda 3, Party Hard e Pensa+, do Cotil, e Arted, Inova Auto e Prime, do Cotuca – participam do final da competição no dia 12 de novembro, a partir das 14h, no Auditório II da AFPU, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Programa Inova Jovem 2015
O Inova Jovem 2015 é uma competição de empreendedorismo, idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e destinada aos alunos do Cotuca e Cotil. Esse ano, patrocinam o evento a Baita, Banco do Brasil, IMA e Samsung Ocean. A 3M é apoiadora.