Comitê da Anpei lança a terceira edição do Guia para Interação ICT-Empresa

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) lançou, em 25 de agosto, durante a sua 15ª Conferência de Inovação Tecnológica, em Pernambuco, a 3ª edição do Guia de Boas Práticas para a Interação ICT-Empresa.

Leonardo Garnica e Alessandro Rizzato, do Comitê de Promoção da Interação ICT-Empresa da Anpei, foram os responsáveis por apresentar a novidade durante o evento.

Com nova arquitetura e acesso online, o Guia explica como é possível obter recursos e encontrar parceiros, além de trazer cases que exemplificam como as interações são possíveis.

Legenda: Leonardo Garnica, coordenador do Comitê Anpei de Promoção da Interação ICT-Empresa, no lançamento do Guia

A terceira edição foi amplamente discutida nas reuniões do Comitê durante o ano de 2015, em busca de uma atualização das práticas e tendências na cooperação interorganizacional, agregação de casos práticos e utilização de uma nova arquitetura de caráter funcional.

A publicação também recebeu contribuições do Comitê de Fomento da Anpei. A nova edição continua com o intuito de garantir a aplicabilidade e a abrangência do Guia para acelerar o processo de aprendizado das organizações e estimular a colaboração para o desenvolvimento de inovações.

O material apresenta os aspectos mais relevantes para o sucesso das parcerias entre empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) na realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O objetivo é orientar empresas, universidades e institutos de pesquisa públicos e privados, fundações de apoio, órgãos de fomento e profissionais que buscam informações sobre como prospectar, estruturar, negociar, conduzir e manter parcerias entre ICTs e empresas no Brasil.

O Guia visa estimular o desenvolvimento de diversas formas de parcerias para alavancar a inovação tecnológica no país. As boas práticas propostas podem, em muitos casos, ser extrapoladas para outras formas de inovação.

Segundo os seus organizadores, a publicação procura atender expectativas tanto de empresas e ICTs que já praticam algum tipo de parceria, como daquelas que pretendem trilhar esse caminho. Oferece também dicas para empresas de todos os portes, bem como para ICTs em diferentes estágios de estruturação para parceria.

O Guia está organizado em cinco capítulos. O Capítulo I – Necessidade de colaboração e prospecção de parceiros – trata da estruturação da ICT e da empresa para parcerias externas. No Capítulo II – Avaliação das oportunidades de fomento – são apresentadas as principais ferramentas de apoio à inovação com indicação das suas respectivas aplicabilidades na interação ICT-Empresa. O Capítulo III – Planejamento e negociação da parceria – aborda o desenvolvimento da parceria e as bases para sua negociação. No Capítulo IV – Execução e encerramento do projeto e manutenção da parceria –, são apresentadas a perspectiva de execução do projeto e as práticas para manter parcerias institucionais bem-sucedidas e o Capítulo V– Casos de parcerias – apresenta situações reais para melhor entendimento e consolidação das práticas apresentadas.

Fonte: divulgação

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