1ª Chamada para Apresentação de Projetos Conjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento Brasil-França

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) acaba de lançar, em parceria com o Ministério da Economia, Indústria e Setor Digital da França, a Primeira Chamada para Apresentação de Projetos Conjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento. Confira o edital aqui

A Chamada convida empresas do Brasil e da França a formarem parceria para apresentar projeto conjunto de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltado a lançar no mercado novos produtos, processos ou serviços. Projetos aprovados na Chamada podem ser financiados pelo banco de investimentos Bpifrance, do lado francês e pelo BNDES e outras agências de fomento, do lado brasileiro. Dessa forma, a Chamada proporciona aos projetos aprovados a oportunidade de serem conjuntamente financiados pelos dois lados da parceria.

Empresas dos dois países poderão se cadastrar no portal www.brasilfranca.mdic.gov.br para obter o formulário de apresentação de propostas. Neste endereço é possível também acessar um banco de dados de empresas, facilitando o matchmaking entre empresas dos dois países.

Os projetos podem ser nos setores de tecnologias de informação e comunicação (TIC), desenvolvimento urbano integrado (por exemplo, cidades inteligentes e redes elétricas inteligentes), biotecnologia, química verde, biocombustíveis, saúde, petróleo e gás (incluindo tecnologias topside, submarinas, downhole e tecnologias de reservatórios), energia (incluindo energia solar fotovoltaica e energia eólica) e cosméticos.

A Chamada está aberta até 30 de outubro de 2016. Um Comitê Gestor permanente avalia os projetos à medida que são apresentados e, uma vez aprovados, os encaminhará para financiamento.

Para maiores informações, acesse www.brasilfranca.mdic.gov.br ou mande e-mail para brasilfranca@mdic.gov.br

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.