26 de junho de 2015 Agora Vai utiliza o Software Controle SMS para criar chuveiro inteligente
Texto: Carolina Octaviano
Foto: divulgação
A equipe Agora Vai, uma das finalistas do Desafio Unicamp 2015 – competição de modelos de negócio a partir de tecnologias geradas na Unicamp –, desenvolveu um chuveiro inteligente que permite gerar economia de água e energia. Para isso, o grupo selecionou o Software Controle SMS, que permite controlar e monitorar, a distância, qualquer tipo de equipamento eletrônico ligado a um computador via mensagens de texto. Este programa de computador esteve exposto na feira Software Experience 2015. “Nossa tecnologia é a Controle SMS. Estamos utilizando esta patente para o desenvolvimento de um chuveiro inteligente para a economia de água e energia. Nosso segmento de clientes são pais de família, donos de postos de gasolina e redes de hotéis e clubes recreativos”, afirma Marco Antonio Linhares, aluno de Ciência da Computação e um dos membros da equipe.
Linhares conta que, para validar o modelo de negócio, a Agora Vai realizou uma pesquisa com mais de 600 pessoas. “Através de uma pesquisa envolvendo mais de 640 pessoas, concluímos que 79% dos entrevistados não têm nenhuma forma de controlar os seus gastos de água e energia. Além disso, dentre as maiores preocupações com gastos domésticos, a energia apareceu em primeiro lugar, com 36,6%, e a água, logo em seguida, com 23,4%”, diz. Ele explica que o produto irá funcionar com o auxílio de uma placa Arduino, peça que será a responsável por interligar o chuveiro ao celular ou smartphone. A tecnologia permite controlar o gasto de cada chuveiro com energia e água, além de estipular a duração dos banhos. “Estamos utilizando este Software para controlar uma placa Arduino, a partir de qualquer celular. O Arduino, por sua vez, se comunica com uma válvula solenoide que consegue abrir, fechar e medir o fluxo de água, enviando estas informações de volta ao celular”, explica. Mais informações sobre o produto, estão disponíveis no site: http://www.selectfacil.com/.
A motivação da equipe para investir em um modelo de negócio para este Software surgiu a partir da constatação da importância que o acesso à Internet por Smartphones e Tablets adquiriu na atualidade. “A escolha da tecnologia veio da experiência de trabalho anterior dos membros e colaboradores da equipe. Em 2015, o número de acessos à Internet via Mobile superou o número de acessos via desktop. Uma tecnologia que envolve o uso de celular tem um grande poder de escala devido à facilidade de disseminação”, avalia ele.
A Agora Vai é formada também por Geraldo Ferraresi, administrador formado pela Universidade de São Paulo (USP); Ana Carolina Bressani, economista formada pela PUC-Campinas e graduanda em Direito pelo Mackenzie; e Bárbara Carioca, graduanda em Engenharia de Alimentos na Unicamp, contou com a mentoria acadêmica do desenvolvedor do Software, Rafael Figueiredo. “A interação e total apoio do nosso mentor acadêmico foram fundamentais para nos proporcionar um enorme aprendizado sobre as áreas de aplicação do Software”, aponta.
Já o mentor empresarial, Antonio Marcon, formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e gerente de P&D na Samsung, foi primordial por proporcionar um direcionamento para o modelo de negócios adotado pela equipe. “Ele trabalha no setor de pesquisa e desenvolvimento da Samsung e tem bastante experiência com o setor mobile e de energia. Utilizamos a sua ajuda para melhorar a nossa proposta de valor e os canais de distribuição do nosso produto”, comenta. Linhares lembra que a ideia inicial do grupo era utilizar pulseiras inteligentes para monitorar pacientes em hospitais, porém, desistiram desta possibilidade após o lançamento do Apple Watch.
Ele frisa que os membros do grupo não só pretendem seguir carreira em empreendedorismo, como já atuam juntos em uma startup. “Temos perfis bastante complementares, desde um administrador e uma advogada, até três engenheiros, formados nas principais universidades do país. Na equipe temos empreendedores que já trabalharam juntos em uma outra startup e que participam ativamente no desenvolvimento do ecossistema empreendedor de Campinas, em iniciativas como a Liga Empreendedora da Unicamp e o programa de Agente de Inovação do Sebrae”, conclui.
A final do Desafio Unicamp 2015, que é restrita a participantes e convidados, vai ser realizada no próximo dia 3 de julho, às 14:30, no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp. Esta é a primeira vez que o CDC abrigará a final da iniciativa, que está na quinta edição. Além da equipe Agora Vai, estão na final da competição: AgroTEK, Hidrotec, Max-Energy, Novigo e Pomares.
O Desafio Unicamp
Ao longo da competição, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seus modelos de negócios. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando a participação e o engajamento dos alunos. A equipe vencedora será premiada com R$ 3 mil para cada integrante, pré-aceleração na Baita Aceleradora, formação Green Belt pela Escola EDTI para cada integrante, sem custos adicionais, um troféu para cada integrante e certificado de participação como finalista para cada integrante. A equipe que conquistar a segunda colocação ganhará: mil reais e certificados para cada integrante, além de pré-aceleração na Baita Aceleradora. A equipe terceira colocada também ganhará pré-aceleração na Baita Aceleradora e certificado para cada integrante.
Em 2015, patrocinam a iniciativa a Capes, a Embraer, o CNPq, a LDSoft, a Clarke, Modet & Co, a Baita, a Edti, a Village Marcas e Patentes, a PWC, a IMA, a Matera Systems, 3M, a CPFL Energia, o Banco do Brasil e o Governo Federal do Brasil. São apoiadores do Desafio Unicamp a IVP, a Unicamp Ventures, a Georgia Institute of Technology, o Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, a University of Florida, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a DikaJob, a Liga Empreendedora, o Wennovate Innovation Center, o CIESP Campinas, a Anjos do Brasil, a Associação Campinas Startups e a Prefeitura de Campinas.