11 de maio de 2015 Participantes da Software Experience recebem treinamento de Pitch
Texto: Carolina Octaviano
Fotos: Gabriela Gonçalves
Sete pesquisadores que participam da primeira edição da Software Experience, feira de softwares que busca reunir os criadores e desenvolvedores dos programas de computador registrados em nome da Unicamp com investidores da área de Tecnologia de Informação (TI) e representantes de empresas do segmento, participaram, no último dia 5 de maio, de um treinamento de Pitch. O evento aconteceu no auditório da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) e é parte da etapa de capacitação para apresentação na Software Experience, que está programada para meados de junho.
Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual da Inova e idealizadora do evento, agradeceu pela presença no evento. “É um prazer ter este seleto grupo de autores participando desta primeira edição. A ideia é fazer com que esses programas de computador apareçam para o público e que sejam comercializados futuramente. Esperamos que a Software Experience seja um sucesso e se torne um dos grandes eventos da Unicamp”, afirma.
A palestra do treinamento foi ministrada por Carlos Gondo, sócio da Inova Ventures Participações (IVP) e especialista em estratégia, marketing e gestão de pessoas. “A palavra Pitch remete ao arremesso no beisebol, mas a vem da apresentação de vendas ou Sales Pitch, na qual o vendedor lança argumentos e fatos para convencer o comprador a adquirir um produto ou serviço”, explica. Dentre os ensinamentos de Gondo, está a orientação para que a apresentação do Pitch seja realizada rapidamente. “A apresentação tem que ser eficiente para atrair a atenção do investidor. O objetivo do Pitch é deixar o outro interessado e conseguir agendar uma nova reunião”, aponta.
Gondo abordou alguns cases de sucesso em sua palestra, tais como a do Cirque de Soleil – empresa que conseguiu criar um novo modelo para os tradicionais circos e conquistar um novo mercado – e o da pipoca Valdir de Curitiba – que investiu em higiene para fidelizar os clientes. Para a apresentação, o palestrante falou ainda sobre a importância de coletou dicas com especialistas em Pitch e modelagem de negócios de como fazer uma boa apresentação e expôs ao público. “Para engajar a sua audiência, é preciso impactar o cliente no primeiro minuto”, revela.
O treinamento foi aprovado por Juliana Fracarolli, professora da Faculdade de Engenharia Agrícola e responsável pelo desenvolvimento dos softwares que serão expostos no evento “Bioscanner 3D” e “Classifica Tomates, programas que tem como objetivo promover uma reconstrução tridimensional de frutos e materiais biológicos e classificar e selecionar tomates de acordo com o formato, cor e a presença ou não de defeitos, respectivamente. “A palestra foi ótima. Além de aplicar os ensinamentos para o meu Pitch, vou utilizar essas dicas nas minhas aulas”, comenta. Ela diz que acredita que o evento irá ajuda-la no licenciamento dos dois softwares. “Minha expectativa é que a Software Experience tenha bons resultados, que meus softwares possam ser comercializados a partir dela e que eu também conquiste investimento para aprimorá-los”, finaliza.
Leia a reportagem sobre o lançamento do evento aqui.
Empresas e marcas que ainda queiram se associar a este evento, por meio de patrocínio ou apoio, devem encaminhar e-mail para o endereço: softwareexperience@inovaunicamp.org
Para mais informações sobre a Software Experience, acesse:https://www.inova.unicamp.br/softwareexperience/