FEQ recebe workshop sobre ferramentas de busca e análise patentes

Texto e fotos: Juliana Ewers

A FEQ (Faculdade de Engenharia Química) da Unicamp deu início à temporada de workshops de busca e análise patentes com ênfase no sistema Questel Orbit, nas unidades de Campinas. A capacitação ocorreu nesta quinta-feira, dia 26, no Auditório da faculdade.

A abertura foi feita por Soraia Calonego, da equipe de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Inova Unicamp, que deu detalhes e instruções sobre a gestão de PI, além de apresentar cases variados de proteção. “A Inova Unicamp atua em vários eixos, entre eles: Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo. Qualquer dúvida que vocês possam vir a ter, é indicado que procurem a Inova Unicamp. Nossas equipes estão disponíveis para atendê-los e auxiliá-los nesses processos”, afirmou ao final de sua fala.

Na sequência, quem assumiu a capacitação foi Henry Suzuki, consultor e especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Durante a apresentação, os participantes aprofundaram seus conhecimentos a respeito da aplicação de ferramentas de busca e análise de patentes, ferramentas e técnicas de busca de patentes, tiveram uma visão geral sobre o Questel Orbit e, ao final, realizaram uma oficina prática.

Ao todo, 25 pessoas participaram da capacitação, entre eles estavam alunos da pós-graduação e docentes da Faculdade de Engenharia Química.

Os interessados em participar do workshop têm outras oportunidade em vista. No dia 27 de março, o workshop será realizado das 9h às 12h, no Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes; e uma segunda capacitação, das 14h às 17h, também no Auditório da Biblioteca Central. No dia 14 de abril, é a vez da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) receber o workshop na Sala de Ensino Digital, das 13h30 às 17h30. Inscrições pelo link.

A organização dos workshops é uma parceria entre a Inova Unicamp, o SBU (Sistema de Bibliotecas da Unicamp) e as unidades.

 

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.